Candidato a deputado federal em 2022 terá de devolver R$ 437,7 mil por rejeição de contas em campanha

Publicado:

O candidato derrotado nas eleições de Ilhéus em 2020, no Sul, Valdérico Júnior (União), não conseguiu reverter a reprovação das contas dele no pleito de 2022, quando se candidatou a deputado federal. Com isso, o político terá de devolver R$ 437,7 mil. Em sessão desta quinta-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) rejeitou por unanimidade um recurso [no caso, embargos de declaração] do deputado federal suplente, o que manteve a reprovação das contas de Valdérico Júnior.

 

Os desembargadores seguiram o voto do relator da matéria, Abelardo da Matta Neto. Valdérico Júnior é filho do ex-prefeito Valdérico Reis, e obteve 11,4 mil votos em 2022. Não se elegeu, mas ficou na suplência. Em 2020, foi derrotado por Mário Alexandre (PSD). O atual gestor se reelegeu com 43,24% dos votos válidos. Já Valdérico Júnior, que ficou em segundo lugar, obteve 23,50% dos sufrágios.

 

Caso não devolva os recursos ao Tesouro Nacional, o postulante pode sofrer penalidades que impedem nova candidatura, além de afetar o partido da qual faz parte, que pode ficar impedido de receber recursos do Fundo Partidário. (Atualizado às 11h40)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com presença de artistas nacionais, festival unirá música, esporte e bem-estar em Caraíva

O distrito de Caraíva, em Porto Seguro, se prepara para receber o Caraíva Weekend. Este evento, que acontece de 20 a...

Chuva de granizo surpreende moradores de cidade baiana; casas são destelhadas e muros desabam

Moradores de Itambé, na região do Médio Sudoeste, enfrentaram uma situação inesperada na tarde de quinta-feira (6). Uma forte chuva de granizo, acompanhada...

Polícia Federal cumpre mandado de busca em desdobramento de 8ª fase da Operação Overclean

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (6) um mandado de busca e apreensão em Sumaré, São Paulo. Essa ação faz parte da...