Foram mais de 200 pessoas atendidas nesta quarta-feira (27) em mais um mutirão do glaucoma, doença que pode levar à cegueira.
Os atendimentos aconteceram na sede da Prefeitura de Prado, localizada às margens da Rodovia BA-489, no bairro São Sebastião.
Esse mutirão é realizado periodicamente, à cada três meses, com os pacientes atendidos na rede pública do município do Prado, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em cada etapa são realizadas consultas oftalmológicas, com distribuição gratuita de medicamentos para os casos diagnosticados com a doença.
Segundo a Secretária de Saúde de Prado, Neuziane Mascarenhas, “os atendimentos realizados através do mutirão mantém a continuidade e os cuidados com a população alvo da ação, contribuindo ainda com a redução da fila de espera por acompanhamento e avaliação médica especializada”, disse.
Para o Prefeito de Prado, Gilvan Produções, “ações como o mutirão do glaucoma são um orgulho para a gestão pública, porque atende um grande número de pessoas e cuida de quem mais precisa”, falou.

A DOENÇA: O glaucoma é uma doença grave que surge na sequência do aumento da pressão intraocular. A perda de visão é consequência da destruição das células ganglionares (nervo óptico), uma estrutura que liga o olho ao cérebro occipital e responsáveis pela condução das imagens da retina até ao cérebro.
Os sintomas de glaucoma ocular mais frequentes são escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Para perceber melhor, imagine que está a ver um filme no cinema e que não consegue visualizar a tela completa, apenas vê a parte do meio, como se estivesse a ver por uma espécie de túnel. No olho com glaucoma, à medida que a doença evolui, as manchas vão aumentando e a visão vai-se deteriorando.
É preciso atenção ao sintomas e sinais da doença, como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, fotofobia (sensibilidade à luz), dor nos olhos e dor de cabeça frequente.
Facebook Comments