Em lua de mel com a torcida, São Paulo busca título inédito para se tornar ‘campeão de tudo’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


odr20230816079

São Paulo e Flamengo se enfrentam na finalíssima da Copa do Brasil 2023 a partir das 16h (de Brasília) deste domingo, 26, no Morumbi. Após vencer a primeira decisão por 1 a 0, em pleno Maracanã, o Tricolor entra em campo precisando de apenas um empate para ficar com o título. Mais do que contar com a vantagem no placar, o time de Dorival Júnior terá a seu favor cerca de 60 mil pessoas empurrando em busca da conquista inédita. Dona de números impressionantes na temporada, a torcida são-paulina vem sendo importantíssima nesta edição do torneio, tornando o Cícero Pompeu de Toledo um verdadeiro “caldeirão”. Ao todo, em 28 partidas disputadas em 2023, o estádio recebeu 1.234.975 torcedores, contabilizando uma média de 44,1 mil por jogo. Com o forte apoio de sua torcida, a equipe somou 18 vitórias, 4 empates e 6 derrotas no período, registrando um aproveitamento de 69% dos pontos. Mais especificamente nos confrontos eliminatórios, foram três classificações: Sport e Corinthians, pela própria Copa do Brasil, além de San Lorenzo, na Sul-Americana.

Em meio a esta “lua de mel” com o time, os torcedores do São Paulo emplacaram dois termos para classificar a “onda são-paulina” que vem ganhando mais força com o passar dos anos. O primeiro é “torcida que conduz”, comprovada pelos bons resultados do time como mandante e utilizada pelas uniformizadas nas redes sociais. O outro é a alcunha de “o mais popular”, que valoriza a origem do clube e também é adotada pela diretoria para exaltar o valor dos ingressos para os jogos no Morumbi — as entradas, normalmente, são mais acessíveis em comparação com as comercializadas pelos rivais Corinthians e Palmeiras. Esta política de preço, porém, não foi utilizada pela gestão Julio Casares para a final contra o Flamengo. A expectativa, inclusive, é que o jogo deste domingo registre um recorde de arrecadação no futebol nacional, com renda estimada em R$ 30 milhões.

Independentemente do aumento repentino no valor do ingresso, a tendência é que a torcida do São Paulo faça uma das festas mais impactantes da história recente do Morumbi. Além de estar na seca de títulos nacionais há 15 anos, os são-paulinos vivem a expectativa de comemorar uma conquista inédita. Multicampeão da Libertadores, do Mundial de Clubes e do Brasileirão, o Tricolor só não tem a taça da Copa do Brasil entre os torneios mais relevantes — até mesmo a Copa Sul-Americana está na galeria de troféus do clube. Assim, um resultado positivo diante do Flamengo fará com que o time se torne “campeão de tudo”.

A conquista também coroaria uma campanha impressionante do time de Dorival Júnior. Após passar por Ituano (3ª fase) e Sport (oitavas de final), o São Paulo eliminou o Palmeiras, um dos times mais fortes da América do Sul, com autoridade. Além de vencer o Verdão no Morumbi, o time de Calleri, Luciano e companhia também conseguiu um triunfo expressivo no Allianz Parque. Na semifinal, o Tricolor flertou com a eliminação ao ser derrotado pelo Corinthians, seu algoz de longa data, na Neo Química Arena. No duelo de volta, entretanto, a equipe são-paulina virou o placar agregado, contando com uma atuação especial de Lucas Moura, que voltou justamente para esta reta final de temporada. O título diante do Flamengo, detentor do elenco mais valioso do Brasil, seria a “cereja do bolo” para uma campanha para lá de especial.

São Paulo x Flamengo:

Data: 24/09/2023.
Horário: 16 horas (de Brasília).
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).
Provável São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Wellington Rato; Lucas Moura e Calleri. Treinador: Dorival Júnior.
Provável Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Erick Pulgar, Victor Hugo, Gerson; Gabigol, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Treinador: Jorge Sampaoli.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC).
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR).
VAR: Wagner Reway (PB).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia encerra preparação para primeiro clássico Ba-Vi do ano

O Bahia realizou, na manhã deste sábado (24), o último treino com bola antes do primeiro clássico Ba-Vi do ano, marcado para este...

PM é ferido no rosto após confronto com suspeitos na Chapada do Rio Vermelho

Um policial militar ficou ferido após ação de policiamento na localidade conhecida como Japão, na Chapada do Rio Vermelho, em Salvador, na noite...

Aos 42 anos, Daniel Alves deve anunciar volta aos gramados nos próximos dias

Meta descrição: Daniel Alves, 42 anos, pode retornar aos gramados em Portugal para ajudar o São João de Ver a evitar o rebaixamento...