Brasil vai conceder visto temporário e de residência a moradores de países da CPLP

Publicado:

O Brasil estabeleceu regras para conceder vistos temporários e de residência para moradores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O anúncio foi feito, nesta terça-feira (5), em uma portaria publicada pelo o Ministério da Justiça. 

 

A concessão dos vistos faz parte de um acordo assinado pelos países que integram a CPLP, feito em julho de 2021. Os vistos a esses países terão um período inicial de dois anos. Os moradores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissal, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste podem ganhar esse tipo de visto do Brasil. Já os brasileiros podem solicitar também documentos semelhantes em Portugal. 

 

Já no caso do Brasil, o Governo federal determinou que vai conceder vistos temporários de até dois anos para professores, pesquisadores, estudantes de intercâmbio, técnicos altamente qualificados, empresários e agentes culturais (artistas e atletas). 

 

O documento deve ser solicitado nas Embaixadas ou Consulados-Gerais no próprio Brasil ou no país de origem dos interessados.

 

A autorização para residência poderá ser concedida a estrangeiros que já estão no Brasil, independentemente da condição migratória. O visto deverá ser solicitado em uma unidade da Polícia Federal.

 

Já o migrante que quer receber o visto de residência no Brasil não pode ter registros criminais e terá de comprovar meios de subsistência.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oruam acumula mais de R$ 40 mil em multas no Ibama por posse de animais silvestres

O rapper Oruam, aos 24 anos, enfrenta um dilema que vai além dos muros da prisão, onde se encontra sob acusações sérias, incluindo...

PM apura suspeita de clonagem em cartões de câmeras corporais em SP

A Polícia Militar de São Paulo está no centro de uma investigação que alerta para o potencial uso indevido de cartões utilizados nas...

TJ-BA designa magistrado para coordenação compartilhada do Programa Casas de Justiça e Cidadania

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anunciou, nesta quinta-feira (7), a nomeação do desembargador Ricardo Régis Dourado para liderar, de forma colaborativa,...