Brasil vai conceder visto temporário e de residência a moradores de países da CPLP

Publicado:

O Brasil estabeleceu regras para conceder vistos temporários e de residência para moradores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O anúncio foi feito, nesta terça-feira (5), em uma portaria publicada pelo o Ministério da Justiça. 

 

A concessão dos vistos faz parte de um acordo assinado pelos países que integram a CPLP, feito em julho de 2021. Os vistos a esses países terão um período inicial de dois anos. Os moradores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissal, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste podem ganhar esse tipo de visto do Brasil. Já os brasileiros podem solicitar também documentos semelhantes em Portugal. 

 

Já no caso do Brasil, o Governo federal determinou que vai conceder vistos temporários de até dois anos para professores, pesquisadores, estudantes de intercâmbio, técnicos altamente qualificados, empresários e agentes culturais (artistas e atletas). 

 

O documento deve ser solicitado nas Embaixadas ou Consulados-Gerais no próprio Brasil ou no país de origem dos interessados.

 

A autorização para residência poderá ser concedida a estrangeiros que já estão no Brasil, independentemente da condição migratória. O visto deverá ser solicitado em uma unidade da Polícia Federal.

 

Já o migrante que quer receber o visto de residência no Brasil não pode ter registros criminais e terá de comprovar meios de subsistência.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tremembé: como filha de Elize Matsunaga soube que mãe esquartejou pai

Recentemente, o caso de Elize Matsunaga voltou a ser comentado devido ao lançamento da série Tremembé, disponível no Prime Video. A trama explora...

VÍDEO: Avião cai no Tocantins e deixa um morto e um ferido

Um avião de pequeno porte caiu na zona rural de Fátima, no Tocantins, na tarde do último sábado (1º). O acidente, que foi...

Em voto sobre mototáxi em SP, Dino pede “direitos básicos” à categoria

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, se manifestou em apoio à liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, que suspendeu...