Desfile do 7 de setembro em Caravelas foi impressionante

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com a apresentação de 82 pelotões, 33 instituições e mais de 2200 participantes, um verdadeiro espetáculo em homenagem ao Bicentenário da independência da Bahia.

O tema do desfile, “Bicentenário da independência da Bahia: Nossas Lutas, tradições e Cultura na conquista pela liberdade”, trouxe à tona a importância histórica desse momento para o estado. Através das apresentações, os pelotões puderam homenagear os heróis e heroínas que lutaram pela emancipação política da Bahia e celebrar as manifestações culturais que expressam a identidade baiana.

7 de setembro em Caravelas 6
Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas)

O Prefeito Silvio Ramalho em entrevista com a ASCOM: “É uma tradição o desfile do 7 de setembro em Caravelas, a homenagem ao bicentenário de independência da Bahia é uma maneira de mostrar a nossa garra e conexão com a identidade do estado.”

Os pelotões de participantes incluíram divulgações de conquistas realizadas pela cidade de Caravelas, como os pelotões dos funcionários da saúde pública, que carregaram placas com conquistas realizadas pela gestão, nesse bloco, foram apresentadas placas com números de atendimentos de vários exames, a conquista do primeiro lugar em saúde preventiva em âmbito regional, e muito mais.

7 de setembro em Caravelas 8
Escolas da rede de ensino do município de Caravelas no desfile de 7 de setembro

As escolas municipais foram espetaculares, conseguiram em união caracterizar e demonstrar a história da Bahia com pelotões inspirados no cangaço, cultura afro-brasileira, enaltecimento da psicultura, tradição quilombola e indígena, figuras históricas como Antônio Conselheiro e Maria Quitéria. Bem como os movimentos esportivos marcantes no município.

7 de setembro em Caravelas 7
Apresentação de policiais militares no desfile de 7 de setembro em Caravelas

Foi muito significativa a presença da comunidade que assistiu ao desfile, pois através desse evento foi possível conscientizar as pessoas sobre a história da Bahia. Os diversos pelotões com culturas e homenagens diferentes mostraram a miscigenação de religiões e costumes baianos, promovendo uma reflexão sobre a importância da Independência do Brasil e da Bahia.

7 de setembro em Caravelas 12
Equipes da saúde também desfilaram no 7 de setembro

A secretaria de Educação e Esporte alcançou um objetivo crucial ao promover, organizar e realizar com maestria esse evento de patriotismo nacional e regional, enaltecer e aproximar os jovens caravelenses com a identidade do estado. Através da cultura e das tradições, foi possível ressaltar a luta pela liberdade e o orgulho de ser baiano. Que essa celebração continue a inspirar as futuras gerações a valorizarem a história e a cultura de seu estado.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reinauguração do PSF Bentizia Conceição Florêncio marca um novo capítulo na saúde pública de Rancho Alegre

O dia 19 de abril de 2024 será lembrado como mais um marco da gestão do atual prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ao entregar a unidade de saúde da comunidade, o PSF 005 completamente revitalizado. O evento foi motivo de muito orgulho e satisfação...

Confira a programação da festa dos 169 anos de emancipação política de Caravelas

Tradição, cultura, esporte, shows e religião marcam a comemoração dos 169 anos de emancipação política de Caravelas. A festa realizada pela gestão municipal terá quatro dias de atividades comemorativas, se estendendo deste sábado (20) até a terça-feira (23). A abertura dos festejos comemorativos acontece na...

Alcobaça, Caravelas e Cumuruxatiba vão contar com circuito de choro instrumental

O “Circuito Cai na Roda, O Choro no Extremo Sul”, irá beneficiar músicos e estudantes de música, pessoa que já teve algum contato com a música, integrantes de projetos musicais e/ou até músicos profissionais, em três cidades litorâneas do Extremo Sul da Bahia (Caravelas,...