Entenda o ciclone extratropical que atingiu a região Sul do Brasil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A região Sul do Brasil foi atingida por um ciclone extratropical na madrugada desta segunda-feira (4/9). O fenômeno meteorológico provocou a morte de quatro pessoas no Rio Grande do Sul. A população local está sob alerta de ventos fortes, tempestades e granizo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados grandes volumes de chuvas para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. A região deve ser atingida ainda por uma forte frente fria que irá intensificar a instabilidade no tempo.

A previsão de chuva para o Rio Grande do Sul é de até 150 milímetros (mm). A Defesa Civil emitiu alertas para temporais e inundações.

Os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica. Isso quer dizer que acontecem em regiões afetadas por tempo adverso em grande escala. O fenômeno joga o ar quente e úmido para a superfície e forma as nuvens de chuva.

“A interação entre os níveis da atmosfera, desde a superfície até os altos níveis da atmosfera, acaba resultando, em alguns momentos, na formação de áreas de baixa pressão fechadas em superfície, que chamamos de ciclones”, explica Olivio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Agora, os ciclones extratropicais acontecem, principalmente, em latitudes médias, ou seja, fora dos trópicos. Ele pode provocar a formação de chuvas moderadas e ventos fortes.

O Inmet informou que a instabilidade da região está associada à circulação dos ventos e a baixa pressão atmosférica que se formou no Paraguai, que faz divisa com o Paraná.

Vítimas A passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul deixou quatro mortos e centenas de pessoas desalojadas. As vítimas foram encontradas nas cidades de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras.

De acordo com a Defesa Civil, um homem morreu eletrocutado em casa na manhã desta segunda em Passo Fundo. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

O Corpo de Bombeiros encontrou o corpo do motorista Cristiano Schuslei, de 41 anos, no Rio Piraçucê, em Mato Castelhano. O rio transbordou e ele não conseguiu controlar o veículo e foi arrastado.

Um casal morreu ao tentar atravessar uma ponte de carro no município de Ibiraiaras. O veículo foi arrastado pela correnteza.

Estradas bloqueadas O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que as estradas estão bloqueadas devido às fortes chuvas. O órgão tem monitorado a situação das estradas.

A ERS-324 está totalmente bloqueada entre Vila Maria e Casca. Na ERS-434 os motoristas seguem por meia pista em razão do volume de água na pista entre Ciríaco e a BRS-285.

Entre Vila Maria e Camargo a ERS-132 está com bloqueio total. Agora, a ERS-030 está com bloqueio parcial em Gravataí.

A ERS-463 está com bloqueio total entre Coxilha e Tapejara, na ponte sobre o Rio Carreteiro. O trecho que liga os municípios de Jaquirana e Bom Jesus pela ERS-110 também está totalmente bloqueada.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Flávio Dino é empossado como novo ministro do Supremo Tribunal Federal

O Supremo Tribunal Federal, a partir desta quinta-feira (22), volta a trabalhar com a sua composição completa. Foi empossado como o mais novo ministro da Corte o ex-ministro da Justiça, ex-governador do Maranhão, ex-deputado e ex-senador Flávio Dino.    Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado, Flavio Dino é o

Reconhecimento Facial localiza em Salvador turista italiano que era procurado pela família

Um turista italiano foi localizado na quarta-feira (21), com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública.    Ricardo Giorno era procurado pela família, que está na Itália, e foi identificado por uma das câmeras de videomonitoramento, quando passava pela Praça da Piedade, no Centro de Salvador.    Após a identificação

O que Filipe Martins disse em depoimento à PF

Ex-assessor para Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro, Filipe Martins negou, em seu depoimento de duas horas à Polícia Federal, nesta quinta-feira (22/2), qualquer participação em uma suposta trama para deflagrar um golpe de Estado no Brasil. Martins, que está preso desde o dia 8 de fevereiro, é um dos investigados por supostamente ter participado, ao