Iniciado julgamento da primeira ré baiana presa no ato golpista de 8 de janeiro

Publicado:

Primeira baiana presa pelos atos golpistas no dia 8 de janeiro, em Brasília, Nilma Lacerda Alves começou a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (26). Natural de Barreiras, no oeste da Bahia, a ré de 47 anos responde a cinco crimes.

 

Nilma foi presa no Palácio do Planalto e ficou custodiada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. De acordo com denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), ela integrou um grupo que destruiu obras de arte e bens públicos no Planalto.

 

O julgamento acontece no plenário virtual e até esta terça, conforme informações do g1, apenas o ministro Alexandre de Moraes havia votado pela condenação da baiana. Os ministros têm até o dia 2 de outubro para também inserirem os votos no sistema.

 

Moraes propôs pena de 14 anos pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de estado; associação criminosa; dano qualificado e destruição do patrimônio tombado. 

 

O ministro citou ainda o fato de os investigados terem compartilhado imagens dos ataques golpistas nas redes sociais. Além de Nilma, também são julgadas outras quatro pessoas, pelos mesmos crimes. 

 

A defesa de Nilma Lacerda Alves alega que “não há provas que sustentam as alegações trazidas no processo, sequer indícios contundentes foram juntados”. Apesar do julgamento ser individual, os advogados da ré disseram ainda que, até o momento, não foi indicada uma conduta específica da denunciada, devendo o “presente processo ser imediatamente arquivado”.

 

Três réus já foram condenados até o momento pelos atos do 8 de janeiro, todos deverão cumprir pena em regime fechado. As penas aplicadas até agora são de 17 anos e 14 anos. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juiz anula edital e volta a determinar nova eleição para presidência da Câmara de Rafael Jambeiro

Uma determinação recente da Justiça trouxe novos desdobramentos para a Câmara de Vereadores de Rafael Jambeiro, no Piemonte do Paraguaçu. Sob a supervisão...

Vereador de Paulo Afonso é encontrado morto; caso ocorreu após homicídio

Na noite de quinta-feira (17), a cidade de Paulo Afonso foi abalada pela trágica notícia do falecimento do vereador Albério Carlos Caetano da...

Tarcísio critica nova ação da PF contra Bolsonaro: “Sucessão de erros”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, expressou seu apoio incondicional a Jair Bolsonaro diante da recente operação da Polícia Federal, que...