Juiz determina que PM não use cordas para conter suspeitos em SP

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

São Paulo — A Justiça determinou que a Polícia Militar não use cordas, arames e fios para a contenção de suspeitos em São Paulo. Em junho, um homem foi amarrado com cordas por PMs após furtar duas caixas de bombons em um mercado na Vila Mariana, na zona sul da capital paulista.

A decisão do juiz Josué Vilela Pimentel, da 8ª Vara da Fazenda Pública, ocorre após a ação civil pública ajuizada pela Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescentes e Carentes).

Pimentel afirma que chega a ser repetitiva “ordem judicial que determine a obrigação de cumprimento da lei dali em diante”. “Porém, diante do grotesco episódio, afigura-se salutar a concessão da tutela pretendida, com a intimação do Governador e do Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a fim de que não pairem dúvidas inclusive sobre a responsabilidade civil do próprio Estado”, diz, apontando para o caso ocorrido em junho.

Segundo o juiz, a PM não deve repetir “atos de abordagem ilícita”. Pimentel também cita que só se deve usar algemas em caso de resistência, fundado receio de fuga e fundado receio de perigo à integridade física própria ou alheia, como determina o Supremo Tribunal Federal.

“O uso das algemas é a exceção. A regra é a mera condução do detido, sem qualquer instrumento de contenção nos membros superiores e inferiores. A algema é a ferramenta adequada e posta à disposição de todos os policiais para a prisão de cidadãos”, afirma.

Procurados, o governo estadual e a PM não se manifestaram até a publicação. O espaço segue aberto.

Histórico Em junho, Robson Rodrigues Francisco foi detido por suspeita de furtar duas caixas de bombons em um mercado na Vila Mariana.

A cena de Francisco amarrado e arrastado foi registrada por uma testemunha dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Mariana, para onde ele foi levado pelos PMs.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Influenciador é preso por vender “iPhone de argila” por R$ 13 mil

Um influenciador digital de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, foi preso na quinta-feira (25/4) suspeito de vender “celulares” feitos com argila. O homem de 31 anos teria tentado vender dois celulares por R$ 13 mil e ameaçado a compradora. Segundo a Polícia Civil mineira, o homem tem quase 300 mil seguidores nas redes sociais.

Governador e presidentes da AL-BA e CMS participam de posse do novo presidente do TRE-BA

O desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto assumiu, nesta segunda-feira (29), a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em uma cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em Salvador. O evento contou com a presença destacada do governador Jerônimo Rodrigues, e dos presidentes da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)

Marcelo Werner recebe Capitão Alden para tratar sobre reconhecimento facial

A discussão quanto à efetividade das câmeras de reconhecimento facial utilizadas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados continua a repercutir, especialmente, sobre os relatos de eventuais casos de "falhas" na identificação de "foragidos" da Justiça. Na tarde desta segunda-feira (29), o titular da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, juntamente com