Líder indígena baiano vê retaliação bolsonarista após Senado “passar por cima” de decisão sobre marco temporal

Publicado:

A aprovação no Senado de um projeto que aponta marco temporal para a demarcação de terras indígenas e que desconsidera a rejeição da tese pelo Supremo Tribunal Federal (STF) causou indignação da comunidade indígena baiana. Ao Bahia Notícias, Cláudio Magalhães, da etnia Tupinambá, de Ilhéus, disse que o ato é uma retaliação de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

“Isso mostra que a elite política do país ainda está articulada para desrespeitar a Constituição. É também uma retaliação de bolsonaristas que conseguiram se eleger na perspectiva de causar um genocídio político dos indígenas”, disse Magalhães, que é o primeiro vereador autodeclarado indígena de Ilhéus. Ele foi eleito em 2020 pelo PCdoB. Nas outras três eleições anteriores ficou na suplência.

 

Para Cláudio Magalhães, o momento é de celebrar a decisão do Supremo que rejeitou a tese de marco temporal por 9 votos a 2. No entanto, caso a tendência seja de validar o resultado no Senado, os indígenas devem fazer novos protestos.

 

“A gente tem plena convicção que o presidente não vai sancionar esse projeto, que vai voltar para o Senado. E aí vai ser outra quebra de braço, porque não vamos aceitar”, disse. No Senado, a medida foi apresentada como Projeto de Lei que exige apenas maioria simples no plenário. Foram 43 votos a favor e 21 contrários.

 

Pelo marco temporal, os indígenas só poderiam requisitar a posse das terras se estivessem nelas em 5 de outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada. Os tupinambás são predominantes em Ilhéus, com 80% da etnia concentrada no município, e ocupam ainda áreas de Buerarema, na mesma região.

 

A comunidade indígena local é conhecida no extrativismo da piaçava, além de atuar na agricultura familiar, com produção de mandioca e hortaliças.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é resgatado do trabalho escravo em fazenda no sul da Bahia

Recentemente, um homem em situação de trabalho escravo foi resgatado de uma fazenda na região de Piabinha, no sul da Bahia. A história,...

Operação em distrito de Porto Seguro prende 8 membros de facção e encontra drogas enterradas

Na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Vértice trouxe à tona uma ação contundente contra o crime organizado em Porto Seguro, especialmente no...

TJ-BA promove juíza Maria das Graças Guerra de Santana Hamilton ao cargo de desembargadora

Na última quarta-feira (23), um marco importante para a Justiça da Bahia foi celebrado. Durante uma sessão solene, o Tribunal Pleno do Tribunal...