Lula escolhe advogada negra para Comissão de Ética da Presidência

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu, nesta terça-feira (5/9), a advogada Marcelise de Miranda Azevedo para compor a Comissão de Ética da Presidência. A jurista será a primeira mulher negra a integrar o colegiado.

Marcelise é natural do Maranhão e atua como advogada desde 1997. Ao longo dos seus 26 anos de trabalho na área jurídica, ela se especializou em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário e teve atuações em Tribunais Superiores.

Marcelise é ligada ao Grupo Prerrogativas e faz parte de coletivos que buscam dar mais visibilidade para mulheres juristas negras.

A nomeação da advogada deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (6/9).

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP) foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso e tem como objetivo ser um órgão consultivo do presidente da República.

Mulheres no Judiciário A indicação de Marcelise acontece quando há pressões para a indicação de uma mulher para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra deve se aposentar em outubro deste ano e Lula poderá indicar mais um nome para compor a Suprema Corte.

Com 11 ministros, o STF tem apenas duas mulheres em sua composição, as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia. Em junho, o presidente Lula confirmou a indicação de mais um homem para o Supremo: o ministro Cristiano Zanin assumiu a vaga de Ricardo Lewandowski na Corte.

Em meio aos desgastes sobre indicação de mulheres para cargos no Judiciário, Lula indicou a advogada Daniela Teixeira para ocupar a vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Zambelli diz que não retornará ao Brasil e quer cumprir eventual pena na Itália: “Não vou voltar”

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) surpreendeu ao afirmar que não voltará ao Brasil para cumprir pena. Em um vídeo divulgado por sua...

MPSP pede que os 3 acusados de matar Igor Peretto vão a júri popular

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) solicitou que Marcelly Peretto, Rafaela Costa e Mario Vitorino, envolvidos no assassinato do empresário...

MP-BA realiza mais de 40 atendimentos em ação social na capital

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) promoveu um impacto significativo na vida dos cidadãos ao realizar mais de 40 atendimentos em dois dias...