PF prende hacker acusado de invadir sistema do TRF3

Publicado:

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã deste domingo (17) uma pessoa acusada de ser a responsável pela invasão hacker ao sistema do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), localizada em São Paulo. De acordo com a PF, o homem foi preso em Campo Grande (MS), onde estava foragido desde 2021. 

 

O nome do hacker já constava da lista de Difusão Vermelha da Interpol, instrumento de cooperação da polícia internacional que auxilia a localizar pessoas procuradas para extradição.O ataque cibernético ao sistema do TRF3 efetuado pelo acusado, ocorreu em janeiro de 2021. A PF informou que,neste caso, o criminoso tinha o objetivo de alterar documentos eletrônicos de assinatura de agentes públicos para a obtenção de vantagens pessoais. 

 

Após ter invadido o sistema de processos judiciais eletrônicos, o hacker ainda falsificou pareceres do Ministério Público Federal em seis processos que tramitavam no TRF3 e nos quais ele era réu.A investigação se iniciou quando dois magistrados observaram alterações em documentos, com uso fraudulento de suas assinaturas digitais. O hacker teria alterado documentos de ao menos oito processos. 

 

O nome do hacker não foi revelado pela PF. No entanto, a PF contou que ele foi condenado a uma pena de 9 anos de prisão pela prática dos crimes de invasão de dispositivo informático e falsificação de documento público. A sentença condenatória foi expedida pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, em dezembro de 2021.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Gil e Chico Buarque notificam ex-vocalista da banda Pixies por plágio de ‘Cálice’

A cantora Paz Lanchantin, de 51 anos e ex-baixista da banda norte-americana Pixies, foi notificada por Gilberto...

Semana tem reunião ministerial tocada por Lula, discussão sobre isenção do IR e debate sobre blindagem de parlamentares

Esta semana em Brasília promete ser intensa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conduzirá uma reunião ministerial para discutir a resposta do...