Primeira ministra negra do TSE, Edilene Lôbo estreia no tribunal: “Esse lugar não é só meu”

Publicado:

Primeira ministra negra em toda a história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo estreou na Corte nesta quinta-feira (28) e durante o seu discurso reforçou a necessidade do combate à desigualdade também dentro do judiciário brasileiro. Lôbo participou da sessão substituindo o ministro titular André Ramos Tavares pela classe dos juristas. 

 

“Esse lugar onde estou não é só meu, não é só de uma pessoa. Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação”, afirmou  a ministra substituta.

 

Ela reforçou a necessidade e a importância do olhar sensibilizado, pelo Poder Judiciário, para as questões de gênero e raça, além de louvar a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que aprovou, na gestão da ministra Rosa Weber, o critério da paridade de gênero para a composição dos tribunais. 

 

“Essa é uma política afirmativa extremamente relevante para viabilizar a justa promoção de mulheres na magistratura na composição das Cortes”, afirmou Edilene.

 

A ministra Edilene Lôbo falou, ainda, que o Brasil precisa vencer uma herança estrutural de desigualdade de oportunidades com relação às mulheres negras. “Nós, negras, somos apenas 5% da magistratura nacional. Há apenas uma senadora autodeclarada negra, portanto menos de 1% do Senado. São 30 as deputadas federais, o que corresponde a cerca de 6% da Câmara. As mulheres negras ocupam 3% dos cargos de liderança no mundo corporativo, mas 65% das empregadas domésticas no Brasil são negras”, apontou ela.

 

A ministra ainda agradeceu a ministra Cármen Lúcia “pelo cuidado e apoio que sempre me oferece nessa trilha por vezes pedregosa, aberta por Vossa Excelência”. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça determina bloqueio de bens de Hytalo Santos; fortuna é avaliada em mais de R$ 20 milhões

A situação de Hytalo Santos se complicou ainda mais com a recente decisão do juiz José Herbert Luna Lisboa. Ele ordenou o bloqueio...

Flávio Bolsonaro compara Moraes ao ‘Alienista’ e critica vazamento de mensagens de Jair Bolsonaro

Flávio Bolsonaro, senador pelo PL do Rio de Janeiro, não poupou críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Em uma declaração contundente,...

Homem é preso em SP ao andar com viatura falsa do Legislativo. Vídeo

Na tarde de quinta-feira, um episódio curioso chamou a atenção na capital paulista. A Polícia Militar prendeu um homem que circulava com uma...