Sem Forças Armadas e STF: veja entidades que poderão fiscalizar urnas

Publicado:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, resolução que exclui as Forças Armadas e o Supremo Tribunal Federal (STF) da lista de entidades fiscalizadoras do processo eleitoral.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE e relator da resolução, ressaltou que a participação das Forças Armadas nas eleições de 2022 não se mostrou necessária, mas destaca que os militares irão continuar a auxiliar no processo logístico de distribuição das urnas eletrônicas.

“Os números das eleições gerais de 2022 demonstram a indispensável atuação das Forças Armadas junto à Justiça Eleitoral. No segundo turno das eleições, contamos com o apoio logístico em 119 localidades, além da sua atuação em 578 locais, garantindo a realização das eleições em todo território nacional”, disse o ministro.

As mudanças passam a valer a partir das eleições municipais de 2024. Os ministros também incluíram o Teste de Integridade com Biometria no próximo pleito.

Com a saída do STF e das Forças Armadas, a lista de entidades fiscalizadoras será composta por:

Partidos políticos, federações e coligações; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Ministério Público (MP); Congresso Nacional; Controladoria-Geral da União (CGU); Polícia Federal (PF); Sociedade Brasileira de Computação (SBC); Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Crea); Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); Tribunal de Contas da União (TCU); Confederação Nacional da Indústria (CNI) e entidades corporativas do Sistema S; Entidades privadas brasileiras, sem fins lucrativos Departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas junto ao TSE. O STF passou a integrar a lista de entidades fiscalizadoras em 2016, quando outros seis órgãos foram considerados aptos para fiscalizar o processo eleitoral. Já as Forças Armadas foram incluídas neste quadro em 2020, quando a ministra Rosa Weber, atual presidente do STF, comandava o TSE.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpo de homem é encontrado em rio no distrito de Juazeiro, em Ibirapuã

Em uma tranquilidade abruptamente interrompida, a vida de Pedro Rodrigues Dias, de 54 anos, chegou a um trágico fim. Seu corpo foi encontrado...

Homem com facão invade fórum no Sul da Bahia e quebra portas, janelas e gavetas de espaço

Na manhã desta segunda-feira (11), um episódio impactante tomou conta do Fórum de Itacaré, no Litoral Sul da Bahia. Um homem, armado com...

Polícia Militar recupera carro roubado usado em assalto na Região Metropolitana de Salvador

Na noite de domingo (10), a equipe do Batalhão Apolo fez uma importante apreensão ao recuperar um veículo com restrição de furto na...