STJ julga se ex-juiz baiano terá direito à indenização por usar uniforme com propaganda

Publicado:

Sob relatoria da ministra Nancy Andrighi, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai julgar nesta terça-feira (12) se o ex-árbitro baiano, Manoel Nunes Lopo Garrido, deverá ser indenizado por ter usado uniforme com propagandas. O recurso será analisado pela Terceira Turma.

 

Conforme informações de O Globo, o colegiado também julgará o pedido do ex-assistente Marcelo Bertanha Barison, de São Paulo. 

 

Os dois alegam que entre 2012 e 2015 estamparam a marca da Sky, patrocinadora da CBF, em suas roupas e as imagens foram comercializadas, o que acabou por torná-los “garotos-propaganda”. A logo da companhia de TV por assinatura ficou estampada nos uniformes durante os jogos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. 

 

Garrido, que se aposentou em 2014, ingressou com ação junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e Barison no TJ de São Paulo. Ambos não tiveram o dano moral concedido e, por isso, recorreram ao STJ.

 

O acórdão proferido pela Primeira Câmara Cível do TJ-BA destaca trecho do contrato entre a CBF e a Sky como um dos argumentos para negar o pedido de danos morais a Garrido. Na cláusula contratual, a CBF declara que “obteve e mantém autorização de uso de imagem de todos os árbitros que compõem a equipe de arbitragem dos campeonatos” para a utilização pela Sky associada à sua marca.

 

“Sendo assim, caso a Sky venha a ser processada, administrativa ou judicialmente por qualquer árbitro reclamando direitos patrimoniais em decorrência da exibição de sua imagem associada a marca da Sky, a CBF será responsável por quaisquer perdas e danos que a Sky vier a sofrer”, estabelece trecho do contrato destacado no acórdão.

 

Em um dos recursos também será discutido o ingresso da CBF, já que a confederação fez os contratos. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investigador da Polícia Civil é suspenso por 10 dias por não se vacinar contra Covid-19 e apresentar justificativa fora do prazo

A Polícia Civil da Bahia decidiu suspender um investigador por 10 dias devido à recusa em se vacinar contra a Covid-19. A determinação,...

Policial civil é baleado em tentativa de assalto na Marginal Tietê

Na noite de sábado, um policial civil foi atingido por disparos durante uma tentativa de assalto na Marginal Tietê, zona norte de São...

PCDF investiga perfil criado para ameaçar homem que espancou mulher

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu início a uma investigação referente a um perfil nas redes sociais que promovia um discurso...