STF forma maioria para condenar mais 5 réus por atos do dia 8 de janeiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin votou a favor da condenação de mais cinco réus pelos atos golpistas do 8 de janeiro em Brasília, formando maioria junto com o relator, o ministro Alexandre de Moraes. Até agora, são seis votos favoráveis e zero contrário até o momento.

 

Moraes foi o primeiro ministro a votar pela condenação dos réus, na última terça-feira (26). Seguiram ele os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Cristiano Zanin, formando maioria.

 

Além do relator, os dez ministros do STF têm até as 23h59 deste domingo (1º) para votar no julgamento no plenário virtual da Corte, caso não haja pedido de vista ou de destaque.

 

Davis Baek, João Lucas Vale Giffoni, Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, Moacir José dos Santos e Nilma Lacerda Alves foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

 

Contudo, o relator considerou que somente dois deles cometeram todos os crimes que foram listados. As penas propostas por Moraes variam de 12 a 17 anos de prisão em regime fechado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois jovens morrem afogados durante banho de mar na orla norte de Porto Seguro

Porto Seguro, Bahia — Dois jovens morreram por afogamento na tarde desta segunda-feira, 9, em um trecho da orla norte entre as praias...

Ministro do STJ nega acusações de assédio sexual em carta a colegas e afirma estar internado

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), falou pela primeira vez após ser acusado de assédio sexual por duas mulheres....

STJ discute afastamento de ministro Marco Buzzi após novas denúncias de importunação sexual no CNJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza nesta terça-feira (10) uma reunião extraordinária para discutir as denúncias de importunação sexual envolvendo o ministro...