Mais turbulências com o avanço das investigações sobre os golpes

Publicado:

A cobra vai fumar nos próximos dias com a identificação e prisões de novos executores, financiadores e incitadores de atos golpistas – sejam os planejados para barrar a posse de Lula no final do ano passado, sejam os de 8 de janeiro para derrubá-lo.

Identificados, eles já estão. Em discussão, a necessidade de prendê-los ou de apenas intimá-los a depor à Polícia Federal. Há militares nesse cacho, e pressões de chefes militares e de seus aliados para que não sejam presos – ouvidos, tudo bem.

Dia sim, outro também, José Múcio Monteiro, ministro da Defesa, repete que ninguém mais do que os chefes militares torcem para que acabe logo o suplício em que vivem, o que só desgasta sua imagem, subtraindo a confiança popular nas Forças Armadas.

Ora, escolheram a encrenca em que se meteram. Tinham nada que apoiar abertamente um candidato a presidente da República, governar com ele, avalizar todos os seus erros, e, não bastasse, tentar reelegê-lo? Fizeram dos propósitos de Bolsonaro os seus.

A história do ex-capitão afastado do Exército por indisciplina e conduta antiética não é a história de quem mais tarde se converteu aos sacrossantos valores cultivados pela farda, é o contrário. Foi a farda que se rendeu aos ideais truculentos de sua cria perdida.

Os militares que antes viam Bolsonaro como um péssimo exemplo para a tropa, a ponto de o impedirem de frequentar quartéis e cerimônias, passaram, aos poucos, a vê-lo como o Messias que os levaria a voltar ao poder, e desta vez pelo voto. Beleza!

Tão logo isso aconteceu, imaginaram que seria possível cavalgá-lo; acabaram cavalgados por ele. Encantaram-se com o que receberam em troca: empregos bem remunerados, uma Previdência Social para chamar de sua, prestígio e reverências.

Cerraram fileiras com Bolsonaro ao pressentir que seu principal inimigo, a esquerda, poderia vencer a eleição de 2022, de vez que o Supremo Tribunal Federal devolvera Lula à liberdade. Por fim, mal Bolsonaro soprou o apito de cachorro, piscaram para o golpe.

Suportem, portanto, as consequências do seu mau comportamento, purguem seus pecados e tentem se redimir.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...

Corpo é encontrado em ramal às margens da BR-367, em Eunápolis

Eunápolis: Na manhã deste sábado (11), o corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi encontrado por familiares em...