Frente fria deve provocar temporais, mas calor segue forte no país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A região Sul do Brasil deve sofrer com novos temporais nesta quarta-feira (4/10), provocados por uma nova frente fria, que se formou em razão de outro ciclone extratropical. O alerta se estende também para os estado de Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Também há previsão de ventos fortes, que podem atingir 80 km/h, passando de Mato Grosso do Sul até São Paulo, sul da Bahia até o Rio de Janeiro, e em todo o Sul do Brasil.

Já as temperaturas continuarão altas em grande parte do país nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, (Inmet), os termômetros podem ultrapassar a marca de 40°C, especialmente em áreas do Brasil Central, sul da região Norte e no Matobipa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Segundo explicação do meteorologista da Climatempo Fábio Luengo, o ciclone se forma longe do Brasil, mais especificamente na costa da Argentina. “Não será esse ciclone que vai provocar a chuva, mas a partir dele será formada uma frente fria que provocará toda essa chuva. Há alerta de vento e o nível do Guaíba pode subir”, afirma.

Ainda de acordo com Luengo, o destaque do calor fica com a capital matogrossense.

“Cuiabá deve ser a capital mais quente do país nesta quarta, com 40°C. Mas vale dar um destaque para Manaus, que vem registrando 38, 39 graus. Na segunda (2), a capital do Amazonas bateu recorde histórico da estação, com 39,7°C. Nos próximos dias pode bater ou chegar bem perto desse recorde”.

Além da frente fria, nova onda de calor Uma nova onda de calor deve chegar ao Brasil na semana de 16 de outubro, com temperaturas com até 10 graus acima da média em quase todo o país mais uma vez. Na terça, o Inmet emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) de onda de calor em áreas do Piauí e Bahia. O aviso é válido até sexta (6/10).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No Juspod, advogado analisa impactos da reforma tributária para os municípios brasileiros

Em entrevista ao JusPod, o advogado David Luduvice alertou que a reforma tributária é um momento disruptivo para cidades e moradores. “É um...

Tottenham demite técnico Thomas Frank após derrota para Newcastle

Fim da linha para Thomas Frank no Tottenham. O clube londrino confirmou a saída do treinador nesta quarta-feira, 11...

Aprovado na Câmara projeto do governo Lula que cria a Universidade Federal Indígena, com sede em Brasília

Com votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou o PL 6.132-A/25, que cria a Universidade Federal Indígena (Unind) com sede prevista em Brasília....