Rio é escolhido pela Unesco como capital mundial do livro em 2025

Publicado:

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi escolhida, nesta quarta-feira (4/10), capital Mundial do Livro pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A condição será assumida pela capital carioca a partir de 23 de abril de 2025, quando se comemora o Dia Mundial do Livro.

O Rio é a primeira cidade de um país lusófono a receber o título. O anúncio foi feito nesta quarta pelo prefeito Eduardo Paes.

“Somos a primeira cidade de língua portuguesa a ser escolhida para receber o título. É uma honra termos sido selecionados pela Unesco. Vamos continuar incentivando a leitura. E teremos dois anos de inéditos programas para valorizar ainda mais leitores”, disse Paes.

Com a distinção, agora, a cidade terá o compromisso de fomentar a liberdade de expressão e de publicação ao direito do público à informação e à livre participação na vida cultural do Rio.

A candidatura contou com o apoio do Itamaraty e faz parte de uma campanha de retomada da agenda diplomática cultural pelo governo federal.

O secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero, também destacou o histórico que a cidade carrega na área cultural. “Essa herança cultural foi reconhecida pela Unesco. Nossa candidatura foi selecionada em virtude das iniciativas propostas, como a rede municipal de bibliotecas “Bibliotecas do Amanhã” e uma série de outras ações que posicionarão o Rio de Janeiro como protagonista da leitura e da cultura brasileira”, sinalizou Calero.

O título da Unesco é dado anual como forma de reconhecimento para uma cidade que tenha demonstrado excelência em suas iniciativas de promoção literária.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Isidório defende revisão da dosimetria de penas para massa de manobra do 8 de janeiro: “Precisamos tirar as pititingas”

O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) abordou, nesta segunda-feira (6), em um evento do Avante na Bahia, a necessidade de tratar de...

Suprema Corte inicia sessão sob pressão da ofensiva de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos, agora com uma maioria conservadora, deu início à sua nova sessão anual nesta segunda-feira (6/10). O Judiciário...

Vendas para os EUA caem desde início do tarifaço, mas mesmo assim Brasil bate recorde em volume exportado

Apesar da imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, as exportações do Brasil em setembro atingiram US$ 30,531 bilhões....