Sesab amplia número de vagas em mamografias e consultas para campanha do Outubro Rosa na Bahia

Publicado:

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ampliou o número de vagas para a realização de exames e consultas na campanha do Outubro Rosa na Bahia. A programação de ações que contava inicialmente com a oferta de 20 mil mamografias e 2,7 mil consultas com ginecologistas e mastologistas, agora vai passar a oferecer 24 mil mamografias e 4.500 consultas na Bahia. A meta inicial da Sesab teria sido superada em menos de três dias. 

 

A nova unidade móvel que fará os exames de mamografia estará localizada em Cajazeiras, a partir desta quinta-feira (5). Já as consultas com mastologista serão realizadas no Hospital da Mulher ao longo dos meses de outubro e novembro, sempre aos finais de semana.

 

“A campanha de conscientização e detecção precoce do câncer de mama superou as nossas expectativas, tanto que estamos abrindo cerca de 4 mil novas vagas de mamografia e 1.700 novas consultas com mastologista”, disse a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

 

Para agendar o exame é necessário acessar o site e escolher dia, local e turno, mas é importante estar atenta para os requisitos exigidos. São eles: não ter feito o exame há menos de seis meses, não ter feito cirurgia na mama e ter entre 40 e 69 anos. E, no dia do exame, a paciente deve levar o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não é necessária a requisição médica. Já as consultas com mastologista têm como pré-requisito a requisição médica ou um exame indicando alteração na mama.

 

De acordo com a Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação da Bahia, foi identificado um vazio assistencial, sobretudo em Salvador, onde milhares de mulheres agendaram consultas e exames que são de responsabilidade da rede municipal. Do total de agendamentos realizados, 94% são de soteropolitanas.

 

 

REFERÊNCIA NACIONAL 

 

A Bahia é referência nacional no rastreio, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nos últimos dez anos, o Estado realizou 3.384.408 exames de mamografia. Somente as 25 novas Policlínicas Regionais implantadas recentemente já realizaram 283 mil exames.

 

Outra estratégia consolidada no rastreamento do câncer de mama é a estratégia itinerante. Na última década, as unidades móveis da Sesab estiveram nos 417 municípios baianos, tendo realizado cerca de 1 milhão de mamografias bilaterais e 82 mil ultrassonografias.

 

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2023, o número de novos casos de câncer de mama no Brasil seja de 73.610. Na Bahia, a estimativa é de 4.230. Segundo a secretária da Saúde do Estado, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando o câncer precocemente descoberto, pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, ressalta Roberta Santana.

 

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende dois suspeitos de tentativa de homicídio em Ipirá

Na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, a polícia prendeu duas pessoas em Ipirá, na Bacia do Jacuípe, acusadas de tentativa de homicídio....

Ação conjunta apreende quase 800 kg de maconha após caminhão fugir de bloqueio no Norte baiano

Uma operação integrada entre forças estaduais e federais resultou na apreensão de **781 quilos de maconha** na BR-235, entre Juazeiro e Uauá, no...

Morre aos 75 anos o artista plástico e articulista César Romero, referência das artes visuais na Bahia

O artista plástico e articulista César Romero, uma figura icônica das artes visuais na Bahia e no Brasil, faleceu na noite de terça-feira...