Polícia Civil prende “Gordão do PCC” em assentamento de Brazlândia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu Lucas Caxias da Silva, 28, conhecido como Gordão, perigoso integrante da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

Ele foi encontrado nesta segunda-feira (9/10), na chácara 35 do Assentamento Canaã, em Brazlândia.

Gordão tinha mandado de prisão preventiva em aberto e era procurado pela polícia por homicídio. Na quarta-feira da semana passada (4/10), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios expediu o mandado de prisão, que foi cumprido na operação desta segunda.

A prisão foi efetuada pela 16ª Delegacia de Polícia (Brazlândia).

PCC Em agosto, o Metrópoles publicou uma série de reportagens especiais mostrando a história que deu origem a uma das facções mais perigosas do país.

Há 30 anos, oito presos no interior de São Paulo deram início a facção. Três décadas depois, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) calcula que o PCC tenha atualmente 100 mil “colaboradores”, número suficiente para alçá-lo, se fosse uma empresa, ao posto de terceiro maior empregador do Brasil, à frente de bancos, gigantes atacadistas e mineradoras.

São cerca de 40 mil “irmãos”, os batizados pelo PCC, e 60 mil “companheiros”, os prestadores de serviços. Todos submetidos às regras e à hierarquia do grupo. O crescimento exponencial aconteceu sob vista grossa de autoridades e à custa de um número incalculável de mortes dentro e fora dos presídios.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

General do Exército russo é morto em explosão de carro em Moscou

Um general do Exército russo foi morto na explosão de um carro no sul de Moscou, em um ataque que as autoridades atribuem...

Comando Vermelho é alvo de operação policial em Salvador nesta segunda-feira

Uma operação policial tem como alvo integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) na manhã desta segunda-feira...

Irmão de Zezé di Camargo será candidato pelo partido de Bolsonaro

Wellington Camargo, cantor gospel e irmão de Zezé Di Camargo, oficializou a filiação ao PL e será pré-candidato a deputado federal por Sergipe...