Primeiros brasileiros repatriados de Israel desembarcam em Brasília

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os primeiros brasileiros repatriados desembarcaram na Base Aérea de Brasília na madrugada desta quarta-feira (11/10). Nessa primeira leva, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe de Israel 211 pessoas.

A aeronave militar KC-30, um Airbus A330 200, saiu do Brasil no último domingo (8/10) e chegou a Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) desta terça-feira (10/10). O voo de volta para o Brasil pousou em Brasília às 4h07.

Os primeiros 211 repatriados fazem parte de um grupo de mais de 2,5 mil brasileiros que estão em Israel e 50 brasileiros na Faixa de Gaza que solicitaram ajuda do governo brasileiro para retornar ao país.

Em coletiva, o Ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que este avião é o primeiro de muitos e ressaltou que o Brasil é o primeiro país a realizar esta operação. “Algumas pessoas perguntam quantos voos serão. Vamos trazer todos os brasileiros. Estamos trabalhando para levá-los a um lugar seguro, para que possam também voltar em paz para casa.”

Sobre os brasileiros na Faixa de Gaza, Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, garantiu que o Brasil trará todos, apesar das dificuldades do resgate na região.

“Estamos fazendo uma análise bastante amiúde do resgate do nosso pessoal da Faixa de Gaza. Imaginávamos o Cairo, mas é uma distância muito longe. Estamos analisando dois aeroportos ao norte e nordeste no Egito. Temos certeza que traremos todos˜, afirmou.

Desde o último sábado (7/10), deu-se início a uma guerra entre o Hamas e Israel, após o grupo radical promover ataques armados e o disparo de mísseis em diversas localidades do país.

A FAB informou que, após passarem por procedimentos alfandegários, os repatriados com destino final em Brasília serão direcionados até a área doméstica de desembarque do Aeroporto Internacional para reencontrar os familiares.

Os passageiros com destino ao Rio de Janeiro, porém, seguirão para novos voos. De acordo com a FAB, eles serão divididos entre duas aeronaves militares: KC-390 Millennium e C-99. Após isso, seguirão à Base Aérea do Galeão.

Por motivos de segurança, os repatriados não tiveram o nome divulgado.

Um segundo avião enviado para repatriar brasileiros em Israel seguiu rumo à Europa na tarde dessa segunda-feira (9/10). O avião fará escala em Roma, na Itália, antes de seguir para Tel Aviv, em Israel.

Operação de resgate Até o momento, cerca de 2,3 mil brasileiros que estão em Israel solicitaram repatriação ao governo brasileiro. Desde o último sábado (7/10), quando se deu a escalada do conflito, muitos brasileiros, em grande parte turistas que estavam no país, passaram a temer serem atingidos pelo conflito.

A FAB lançou a Operação Voltando em Paz a fim de trazer os cidadãos do Brasil de volta para casa. Para solicitar a repatriação, os brasileiros preencheram formulário on-line disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv estima que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina. A grande maioria deles está fora da área afetada pelos ataques.

No momento, a operação de repatriação atinge apenas os cidadãos que estão em Israel, mas há brasileiros também na Faixa de Gaza. O Ministério de Relações Exteriores informou que a Embaixada do Brasil no Egito está coordenando uma ação para a retirada de brasileiros dessa região.

“O Escritório de Representação em Ramala [na Cisjordânia] segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo”, informou o Itamaraty, em nota.

Mais de 1,9 mil mortos Os ataques do Hamas contra Israel e a retaliação do país contra a Faixa de Gaza, região dominada pelo grupo radical, resultou na morte de cerca de 1,9 mil pessoas de ambos os lados. Os números são desta terça-feira (10/10) e foram divulgados pelo Ministério da Saúde Palestino e pelas Forças de Defesa de Israel.

Desse total, as autoridades palestinas confirmaram 900 mortes. O Ministério da Saúde destacou que 260 são de crianças, e 230, de mulheres. A ofensiva de Israel contra territórios palestinos ainda teria resultado em 4,5 mil cidadãos feridos.

As Forças de Segurança de Israel, por sua vez, informam que o ataque-surpresa realizado pelo Hamas resultou em mais de 1 mil mortos e 2,8 mil feridos. Há ainda 50 desaparecidos.

Entre as vítimas estão dois brasileiros: Ranani Glazer e Bruna Valeanu, ambos de 24 anos. Os dois estavam na festa rave em uma área próxima à Faixa de Gaza, onde morreram 260 pessoas no sábado.

Nesta terça-feira (10/10), milhares de pessoas acompanharam o funeral de Bruna Valeanu. De acordo com relatos de pessoas que estiveram no local, compareceram ao sepultamento brasileiros e cidadãos de Israel, comovidos com o assassinato da jovem.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM é baleado na perna durante confronto com criminosos no bairro de Tancredo Neves, em Salvador

Um policial militar foi atingido por um tiro na perna durante confronto com criminosos na tarde desta terça-feira (23), no bairro Tancredo Neves,...

Carlos Bolsonaro tenta ver pai em hospital e anuncia novo pedido para visita permanente a Jair Bolsonaro

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) compareceu, nesta quarta-feira (24), em frente ao hospital DF Star, onde Jair Bolsonaro está internado para cirurgia de...

Lula dá férias a 12 ministros neste final de ano. Saiba quais

Com as festas de fim de ano, parte dos auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai tirar um descanso. Desde o...