Uso de urnas do TRE para eleição do conselho tutelar será analisado dia 16

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) analisa, na próxima segunda-feira (16/10), o Projeto de Lei (PL) 750/2023, que permite o uso de urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) na escolha dos conselheiros tutelares. A eleição para a composição do conselho foi anulada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

 

O texto, enviado ontem pela PBH à Câmara Municipal, já recebeu parecer pela legalidade, mas precisa ser aprovado pela comissão para ir à votação em plenário.

 

Alegando inconsistência entre eleitores cadastrados e votos computados, o Executivo Municipal decidiu cancelar o pleito ocorrido no último dia 1° de outubro e convocar novas eleições para 3 de dezembro.

  • Leia também: Governo não apresenta plano de recuperação fiscal e ALMG cancela audiência

A Diretora de Políticas Públicas da União Nacional dos Estudantes, Laura Costa, solicitou à prefeitura a garantia de passe live para as novas eleições, pauta que pode ser debatida no PL sobre as novas eleições para o conselho. 

 

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) também ajuizou uma ação civil pública contra o município, no último dia 4 de outubro. O processo lista uma série de irregularidades registradas durante o pleito, entre elas a instabilidade do sistema eletrônico adotado pela PBH, não funcionando em algumas seções, a substituição do voto eletrônico por cédula de papel e a falta de garantia da inviolabilidade das urnas físicas.

 

Belo Horizonte foi uma das poucas capitais que não adotou as urnas do TRE-MG, sob alegação de que a legislação em vigor não permitia esse uso, pois prevê o cadastramento dos eleitores no ato da votação. Para usar as urnas, de acordo com a PBH, teria que ser feito umacadastramento prévio dos eleitores. Dos 853 municípios mineiros, 381 usaram urnas do TRE-MG , entre eles cidades da Região Metropolitana de BH como Betim, Contagem e Ribeirão das Neves.

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como está vida do deportado que beijou o chão ao chegar no Brasil

Em fevereiro de 2025, César Diego Justino, de 40 anos, desceu do avião em Fortaleza e beijou o chão, gesto que simbolizou alívio...

MC é preso após atropelar pedestre com uma Porsche em alta velocidade na Grande SP

MC Tuto, Emerson Teixeira Muniz, foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (24) após atropelar um...

Leite integral é saudável? Debate volta à tona após defesa de Trump

O consumo de leite integral voltou ao centro do debate nos Estados Unidos após declarações do presidente Donald Trump e do secretário de...