Movimento pela Conciliação do TJ-BA inclui 18ª Semana Nacional do CNJ; mobilizações começam no dia 23

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

De 3 de outubro a 10 de novembro, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) promoverá o Movimento pela Conciliação, ação que também integra a XVIII Semana da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No território nacional, a mobilização acontece no período de 6 a 10 de novembro. 

 

O Movimento pela Conciliação do TJ-BA envolve uma série de ações, direcionadas ao estímulo à autocomposição, inclusive no âmbito extrajudicial, como a formação de conciliadores e mediadores judiciais, de facilitadores da Justiça Restaurativa; e a organização de mutirões específicos. 

 

As ações interessam aos cidadãos com processo judicial ou questão ainda não judicializada; advogados com processos passíveis de resolução por meio da conciliação; servidores envolvidos com a seleção dos processos inscritos; e as empresas que acreditam no diálogo como instrumento de pacificação.  

 

Em escala nacional, o CNJ lançou a campanha “Conciliação: a um passo da solução”. Realizada anualmente, desde 2006, a iniciativa ganha força também com o envolvimento dos Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, os quais selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. 

 

No período das Semanas Nacional e Estadual, a solicitação para a realização da audiência no procedimento judicial ocorreu mediante o preenchimento do formulário disponível na página do Nupemec – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. É obrigatória a apresentação de proposta, quando o feito versar sobre matéria cível, de relações de consumo e tributária.  A data limite da seleção de processos pelas Varas, designação das audiências e expedição de mandados, foi até o último dia 10.   

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem era o médico do DF que morreu afogado para salvar filhas no PR

Médico psiquiatra Anibal Okamoto Júnior, 38 anos, morreu afogado ao tentar salvar as filhas no mar, em Matinhos, no litoral do Paraná, na...

STF declara inconstitucional Marco Temporal para demarcações indígenas e estabelece prazos para União cumprir obrigações

STF decidiu pela inconstitucionalidade do marco temporal na demarcação de terras indígenas. Em sessão virtual encerrada na sexta-feira (19), o Plenário acompanhou o...

Justiça de São Paulo rejeita ação de Edir Macedo contra Netflix por uso de imagem em documentário sobre exorcismo

A Justiça de São Paulo rejeitou a ação movida por Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do...