Salvador vai receber 19º Encontro de Pescadores e Aquicultores e o 1º Fórum Nacional da Pesca e Aquicultura

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Salvador vai sediar o 19º Encontro de Pescadores e Aquicultores e o 1º Fórum Nacional da Pesca e Aquicultura. O evento que vai acontecer nos dias 10 e 11 novembro tem a estimativa de reunir cerca de 1,5 mil participantes de todo estado, entre pescadores, marisqueiras, empresários e representantes do poder público. O encontro será realizado no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), no bairro de Nazaré.

 

O evento tem o intuito  de discutir os principais problemas do setor, além de debater soluções e políticas para o seu desenvolvimento. 

 

Devido à riqueza de suas águas, litorâneas e interiores, a Bahia tem potencial para ser a maior produtora de pescado do Brasil, tanto da pesca de captura quanto da aquicultura, que é cultivo desses organismos, geralmente em espaço confinado e controlado. A diversidade também é grande para a produção de peixes, crustáceos e moluscos.  Na aquicultura, o destaque é a produção de tilápia, que responde por uma parcela significativa do pescado na Bahia. 

 

De acordo com o o presidente da Federação Baiana dos Trabalhadores de Pesca e da Aquicultura (Febape), Antônio Carlos Teixeira, conhecido como Carlinhos da Pesca, apesar de possuir a maior faixa litorânea do Brasil – cerca de 14% de toda costa Brasileira – e também possuir a maior extensão ribeirinha no Rio São Francisco – mais de mil quilômetros -, além de grandes açudes e barragens, e de ser a maior consumidora de pescado no Brasil, a Bahia importa mais de 80% do pescado que consome.  

 

“Precisamos de novas políticas públicas de ordenamento e incentivo da atividade, acesso a linhas de créditos compatíveis com a atividade, programas de capacitação para os pescadores, requalificação da nossa frota pesqueira. São alguns pontos que julgamos necessários para desenvolver a atividade e possibilitar uma melhoria da qualidade de vida da categoria”, explica Carlinhos. 

 

As inscrições devem ser feitas nas colônias, associações e sindicatos de pescadores de aquicultores espalhados por toda Bahia. Os eventos vão contar ainda com a participação de delegações de outros estados.

 

O 19º Encontro de Pescadores e Aquicultores na Bahia e o 1º Fórum Nacional da Pesca e Aquicultura são uma realização da Febape em parceria com da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnológico da Pesca e da Aquicultura (Idespa), Bahia Pesca e Prefeitura de Itaparica.

 

SERVIÇO

19º ENCONTRO DE PESCADORES E AQUICULTORES NA BAHIA E O 1º FÓRUM NACIONAL DA PESCA E AQUICULTURA

 

DATA: 10 E 11 DE NOVEMBRO

LOCAL: CERIMONIAL RAINHA LEONOR (PUPILEIRA), AV. JOANA ANGÉLICA, NAZARÉ, SALVADOR-BA

INSCRIÇÕES: COLÔNIAS, ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS DE PESCADORES E AQUICULTORES

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por agredir a mãe e maltratar a filha com deficiência em Juazeiro

Um homem de 43 anos foi preso pela Polícia Civil na última quinta-feira (22), acusado de violência doméstica e maus-tratos contra a própria...

Força Sindical realiza Encontro Regional para debater estratégias sindicais em Ilhéus

Lideranças sindicais de várias categorias participaram, na última quinta-feira (21), do Encontro Regional Sul e Extremo Sul, promovido pela Força Sindical Bahia, na...

Deputada sugere implementação de calendário fixo para realização de feiras de artesanato na nova Rodoviária

Deputada Olívia Santana (PCdoB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Indicação para transformar o novo Terminal Rodoviário de Salvador,...