Escolas estaduais mobilizam alunos para realizarem provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

As escolas da rede estadual de ensino da Bahia estão mobilizando os estudantes para a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As avaliações serão realizadas a partir da pr?oxima terça-feira (23), em todo o Brasil. 

 

A avaliação, que é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), subsidiam no diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante, além de oferecer elementos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

 

As avaliações são aplicadas em escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam estudantes matriculados no 2º ano, no 5º ano e no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série e 4ª série do Ensino Médio e suas modalidades, como Educação Profissional e Tecnológica e, também, para turmas de creche ou pré-escola da etapa da Educação Infantil. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

 

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, destacou que o Estado desenvolve uma série de ações com foco na qualidade da educação. Ela citou, como exemplo, questões como o uso de plataformas digitais para recomposição da aprendizagem; a realização de aulões e simulados; a aplicação de provas de Língua Portuguesa e Matemática pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), realizadas de 2 a 27 de outubro, além da valorização da carreira do magistério público estadual. 

 

Ela chama a atenção, no entanto, que um dos critérios para os indicadores do SAEB é a participação dos estudantes. “É muito importante o engajamento de todas as redes públicas de ensino para que possamos garantir a participação nas avaliações do Saeb. A taxa de participação é um critério para divulgação dos resultados das aplicações censitárias. Tenho certeza do compromisso e do engajamento das nossas escolas, dos dirigentes, educadores e, principalmente, dos nossos estudantes”, afirmou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escolas da rede estadual da Bahia registram cerca de 500 de notas 900+ na redação do Enem 2025

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) informou que cerca de 500 estudantes da rede estadual atingiram notas acima de 900 na redação...

Homem é preso em flagrante acusado de matar outro a madeiradas em cidade do Oeste da Bahia

Um homem de 36 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil na manhã de domingo (18), em Santa Maria da Vitória, no...

Carro colide contra poste em frente ao IFBA e passageiros abandonam veículo no sudoeste baiano

Acidente de trânsito em Brumado derruba poste próximo ao IFBA; não há feridos Um acidente de trânsito foi registrado na noite deste domingo (18),...