McDonald’s ‘debaixo de fogo’ por doações a soldados israelenses

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A empresa norte-americana McDonald’s está sendo alvo de protestos após a franquia israelense anunciar, na semana passada, que havia dado milhares de refeições gratuitas aos membros das Forças de Defesa de Israel (IDF).

O franchise, dirigido pela Alonyal Limited, reafirmou no domingo que estava doando refeições “a todos os envolvidos na defesa do Estado, hospitais e arredores”, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Antes, a empresa denunciou “notícias falsas” que afirmavam que o restaurante estava doando refeições aos residentes de Gaza, ameaçando os responsáveis com um processo judicial.

Franquias em todo o Oriente Médio se distanciaram da ação, com o restaurante da Arábia Saudita destacando que foi “uma decisão individual deles”.

“Nem o McDonald’s global nem nosso franchise ou qualquer outro país esteve envolvido na decisão, direta ou indiretamente”, acrescentou.

A empresa se recusou a comentar o caso, mas uma fonte disse à Reuters que o franchise era um restaurante independente que licenciava a marca McDonald’s. A fonte também observou que não é habitual que se envolvam com as comunidades locais em situações semelhantes.

Mesmo assim, manifestantes pró-Palestina vandalizaram um restaurante da cadeia de fast food em Istambul, na Turquia.

É importante notar que, após o ataque surpresa do Hamas ao território israelense, sob o nome de “Tempestade al-Aqsa”, Israel bombardeou várias instalações do grupo armado na Faixa de Gaza, numa operação que denominou “Espadas de Ferro”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está “em guerra” com o Hamas, grupo considerado terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia (UE). Nesta quarta-feira, Netanyahu concordou com a oposição a criação de um governo de emergência nacional e de um gabinete de guerra.

Leia Também: Entenda como a inteligência artificial pode ajudar no Enem

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Explosão em casa de repouso deixa ao menos dois mortos nos EUA

Explosão em uma casa de repouso na Pensilvânia, possivelmente causada por um vazamento de gás, deixou ao menos duas pessoas mortas e várias...

Greta Thunberg é detida em Londres durante ato de apoio ao grupo Palestine Action

Greta Thunberg é detida em Londres durante ato de apoio ao Palestine Action Greta Thunberg, ativista climática sueca, foi detida na cidade de Londres...

Trump reage a divulgação de documentos sobre Epstein e contesta credibilidade

Trump reage a divulgação de documentos sobre Epstein; DOJ classifica alegações como falsas e sensacionalistas O Departamento de Justiça dos EUA qualificou como "falsas...