Prefeitura fará pesquisa com usuários sobre qualidade do transporte coletivo por ônibus

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Secretaria de Mobilidade (Semob), em parceria com a WRI Brasil, dará início a pesquisa QualiÔnibus. De acordo com a pasta, a iniciativa faz parte do Programa QualiÔnibus, que é desenvolvido pelo WRI Brasil com o objetivo de qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus em cidades brasileiras, de forma a atrair e manter usuários nos sistemas, melhorar a mobilidade e tornar mais sustentável o transporte pelo país.

 

A aplicação dos questionários será feita nas mais diversas linhas que circulam na cidade. Os entrevistados responderão perguntas sobre a satisfação geral do sistema com 16 fatores de qualidade: acesso ao transporte, disponibilidade, rapidez, confiabilidade, transferências, conforto nos pontos dos ônibus, conforto nos ônibus, conforto nos terminais, atendimento aos usuários, informação aos usuários, segurança pública, segurança em relação a acidentes de trânsito, exposição a ruído e poluição, forma de pagamento, recarga de cartões e gasto com transporte.

 

A capital baiana se junta a outras cidades brasileiras, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Fortaleza (CE), que receberam as atividades do QualiÔnibus. Ao todo, 27 municípios brasileiros já aderiram a iniciativa do WRI Brasil.

 

Para secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller, essa é uma oportunidade onde os usuários do sistema poderão contribuir com informações importantes sobre o que pode ser aperfeiçoado. “Essa é uma experiência em que trazemos o usuário para centro das discussões sobre como podemos melhorar ainda mais a qualidade do sistema”, afirmou.

 

Ainda de acordo com a Semob, o questionário também possui perguntas sobre o perfil de uso, perfil dos clientes e questões de concordância. As abordagens serão feitas entre as 5h30 e as 19h30, sempre nos dias úteis. Os pesquisadores estarão devidamente identificados com um crachá e vão abordar de forma aleatória os passageiros. O tempo de entrevista gira em torno de dez a 12 minutos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autuações por embriaguez lideram balanço de trânsito da PMDF

Um relatório anual de produtividade no trânsito, elaborado pelo Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, apresenta números expressivos para 2025 no Distrito...

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes no caso Banco Master

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu pelo arquivamento do pedido de investigação contra o ministro do...

Homem é preso após agredir ex-mulher com retrovisor e alicate de unha

Um homem de 30 anos foi preso em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal,...