Adolfo Menezes chama de “histórica” sessão especial da economia do mar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) , deputado Adolfo Menezes (PSD), chamou de ‘histórica’ a sessão especial, ocorrida na manhã desta segunda-feira (23), proposta pelo deputado Eduardo Salles (PP), que tratou da importância da chamada economia do mar. “Foi uma sessão especial histórica nesta Casa, pela relevância que o tema tem para a vida no planeta e para a economia do Brasil e do mundo, notadamente para a economia da Bahia, estado que possui o maior litoral do Brasil”, salientou o chefe da AL-BA.

 

“Muitos setores ainda possuem uma defasagem tecnológica grande e precisam de investimentos e linhas de financiamento para, com os estímulos adequados, crescerem de forma sustentável”, comentou o proponente da sessão, Eduardo Salles. 

 

A chamada economia do mar, ou economia azul, que movimenta no mundo vultosos 3 a 6  trilhões de dólares no mesmo período, abriga um leque de atividades econômicas que vai da extração de petróleo e gás ao turismo, passando pelo desporto, geração de energias eólica e solar, mineração, construção e reparação navais, defesa, biotecnologia e outras.

 

A chegada do tema à AL-BA já resultou em ações concretas. Eduardo Salles apresentou à Casa o Projeto de Lei da Economia do Mar, e sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho, com a participação de entes das três esferas de poder e mais a iniciativa privada, com vista à otimização da gama de atividades desse segmento.

 

Adolfo Menezes destacou ainda o trabalho do Senai Cimatec Mar – um centro destinado à pesquisa e desenvolvimento das atividades marítimas industriais e comerciais -, uma iniciativa de governos e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), buscando a sustentabilidade das referidas atividades.

 

A concorrida sessão especial contou com a participação de representantes de um número expressivo de setores da economia do Estado, de governos, de órgãos públicos, da iniciativa privada e da Marinha do Brasil. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menos da metade das vias em favelas baianas têm capacidade para a circulação de ônibus e caminhões

A desigualdade social também se estende ao acesso ao sistema público de transporte. Além de conviver com precariedade, insegurança e dificuldade no acesso...

MP-BA emite recomendações a municípios por falhas na alfabetização e infrações ao Plano Nacional de Educação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Conceição do Coité, emitiu duas recomendações administrativas com caráter...

“Vamos encarar como final de Copa do Mundo”, diz Jair Ventura antes de clássico contra o Bahia

4 a 0 foi o saldo da vitória do Vitória sobre a Juazeirense nesta quarta-feira (21). O técnico Jair Ventura avaliou o desempenho...