Cemitério quilombola é queimado em meio a disputa por terras em TO

Publicado:

A Polícia Civil do Tocantins (PCTO) investiga ataques a uma comunidade quilombola em Lagoa dos Tocantins, a 111 km de Palmas, capital do estado. Os criminosos que invadiram a área teriam incendiado um cemitério centenário chamado Campo Sagrado pelos residentes.

A comunidade quilombola Rio Preto tem cerca de 1.200 hectares e abriga 50 famílias. O local é alvo de uma disputa judicial sobre a posse da terra.

Em setembro deste ano, a Justiça atendeu um pedido apresentado pela Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) e concedeu o direito à reintegração e manutenção de posse do território à comunidade quilombola.

Além da reintegração de posse, a DPE também solicitou que a Polícia Civil e a Polícia Militar de Tocantins realizassem a proteção das famílias quilombolas.

Segundo a DPE, a área quilombola é alvo frequente de conflitos gerados por pessoas que têm o interesse de tomar posse de parte do território, que legalmente pertence à comunidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colisão frontal entre caminhão e carro na BR-030 deixa feridos em Brumado

Na noite de sexta-feira (24), um acidente grave ocorreu na BR-030, em Brumado, resultando em ferimentos para duas pessoas. A colisão frontal, que...