PF combate fraudes no Bolsa Família em prefeitura baiana; quase 50% de servidores recebiam benefício

Publicado:

Policiais federais deflagraram na manhã desta terça-feira (31) uma operação para combater irregularidades em benefícios do Bolsa Família na cidade de Baianópolis, na Bacia do Rio Grande, Oeste baiano. Um mandado de busca e apreensão e outro de quebra de sigilo telemático são cumpridos na Operação Dissimilaridade.

 

Nas investigações, os policiais identificaram que 49% dos beneficiários do programa federal eram funcionários da prefeitura de Baianópolis e recebiam os valores de forma indevida. O benefício era recebido por servidores de cargos comissionados, trabalhadores temporários e servidores públicos estatutários, além dos salários pagos pela prefeitura.

 

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O objetivo é diminuir as situações de desigualdades sociais. Ainda segundo a PF, grande parte dos servidores do município, beneficiados pelo programa federal, ostentam rendimento mensal muito superior aos limites fixados pela legislação.

 

Foto: Divulgação / Polícia Federal

 

Ainda segundo a PF, a suspeita é de cadastramento fraudulento de servidores do município como beneficiários dos programas sociais, gerando o recebimento indevido de prestações mensais, desde o ano de 2011 até os dias atuais.

 

Os suspeitos são investigados pelos crimes de estelionato majorado e inserção de dados falsos em sistemas de informações. Em caso de condenações, as penas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS: buraco em agenda oculta reuniões de ex-presidente no auge da farra

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) apresenta uma ausência notável na agenda do ex-presidente Alessandro Stefanutto, entre março de 2024 e maio...

Macron promete recuperar joias do Louvre e punir criminosos

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou neste domingo (19) sua determinação em recuperar as joias roubadas do Museu do Louvre. Ele também...

“Loja de fachada”: prédios mantêm térreo vazio após incentivos em SP

O plano diretor de 2014 e a Lei de Parcelamento de Uso e Ocupação do Solo de 2016 foram criados com a intenção...