Aplicação de avaliações externas buscam avaliar o desempenho de alunos da rede pública municipal de ensino; saiba mais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

WhatsApp Image 2023 03 24 at 14.43.30 1360x765 1
Encontro de abertura do Projeto de Vida na Escola Municipal São Lourenço (Foto: Wesley Morau)

Buscando aprimorar o sistema educacional da rede pública de ensino, foi iniciado o período de aplicação de avaliações externas nas escolas municipais de Teixeira de Freitas — mais especificamente, o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O SABE tem como objetivo fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da Secretaria de Educação do Estado (SEC), responsável por esta avaliação; e das escolas nos processos de aprendizagens dos estudantes. São provas anuais realizadas com as turmas de 2º,5º e 9º ano, com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O município de Teixeira de Freitas iniciou a aplicação desta prova no ano de 2022 e em 2023 ocorre entre os dias 16 e 20 de outubro em todas as escolas que ofertam essas turmas, desde que tenham mais de dez matrículas.

saeb
(Foto: Wesley Morau)

O Saeb, por sua vez, é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As provas são aplicadas a cada dois anos para estudantes do 5º e 9º ano que tenha mais de 10 matrículas em sala, com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática — permitindo uma análise dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados e explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. Este ano, as provas do Saeb irão ocorrer na semana de 23 a 27 de outubro.

Investimentos na educação teixeirense

Buscando um melhor desempenho dos estudantes de Teixeira de Freitas nas avaliações do Saeb, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizou em março deste ano a entrega dos kits Vida Linguagem e Vida Matemática, que apresentam atividades elaboradas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cerca de 1.400 alunos do 9º ano das instituições da rede pública municipal.

A gestão atual revolucionou a estrutura da rede municipal através de obras de qualidade. Já são 33 escolas reformadas e 12 com os serviços em execução para proporcionar um ambiente adequado aos alunos e professores. 4 quadras poliesportivas, 14 refeitórios e 18 pátios reformados são alguns dos serviços de ampliação e manutenção para o bem-estar e conforto durante as aulas. Com o uso da energia solar, já começou a instalação de ar condicionado nas salas de aula da rede pública.

Tendo a perspectiva de que a educação de qualidade começa cedo, a administração pública transformou 5 locais que estavam abandonados por outras gestões em creches de alto padrão, que finalmente acolhem e transformam a vida das crianças teixeirenses. Merenda de altíssima qualidade, novas mesas e cadeiras para alunos e professores, brinquedos para as crianças e materiais didáticos são investimentos que ultrapassam os limites da sala de aula, beneficiando a sociedade como um todo.

O post Aplicação de avaliações externas buscam avaliar o desempenho de alunos da rede pública municipal de ensino; saiba mais apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Nota de Pesar – Prefeitura lamenta morte de aluno João de Souza Matos

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa com pesar o falecimento de João de Souza Matos, aluno da Escola Municipal Alfredo Felix Correia, no domingo (28). (Foto: Reprodução) Neste momento de dor, a gestão municipal expressa seus sentimentos à família e aos amigos. O post Nota de Pesar – Prefeitura lamenta morte de aluno

Prefeitura realizou alinhamento estratégico com profissionais da saúde de Teixeira de Freitas

Alinhamento estratégico com profissionais da saúde (Foto: Deyvison Leite) A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana uma série de reuniões para alinhamento estratégico no auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com servidores que trabalham no atendimento ao usuário da rede pública de saúde, como marcadores

AEPETI levou conscientização sobre combate do trabalho infantil a escola de Teixeira de Freitas; confira

Ação de conscientização sobre combate do trabalho infantil (Foto: Deyvison Leite) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – através da Secretaria de Promoção Social e Cultura, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e por meio da Ação de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil (AEPETI) – promoveu na quinta-feira (25) uma