De Flávio Dino a Datena: os apoios de Tabata para a Prefeitura de SP

Publicado:

São Paulo – Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) pretende contar com o correligionário Flávio Dino, ministro da Justiça, em seu palanque eleitoral no próximo ano.

Ao Metrópoles, aliados da deputada disseram que o apoio já foi confirmado pelo próprio Dino, que aceitou gravar vídeos para auxiliar a campanha de Tabata em 2024.

A popularidade de Dino, cotado para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), é vista pela campanha como um fator para tornar a deputada mais conhecida na capital paulista – de acordo com o Datafolha, Tabata é desconhecida por 50% do eleitorado.

Outro pessebista que também deve apoiar a candidatura é o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Além deles, Tabata já conta com as bênçãos de outros caciques do PSB, como o ministro Márcio França (Empreendedorismo) e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Pessoas próximas à parlamentar afirmaram que, durante o primeiro semestre, ela se dedicou a não deixar “nenhuma ponta solta” dentro do PSB antes de se lançar às ruas, mesmo que isso a deixasse atrás de rivais como o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) em termos de eventos com o eleitorado.

Calma para definir vice de Tabata As costuras internas demandam, ainda segundo aliados, calma para definir quem será o vice da chapa. Internamente, a campanha não vê possibilidade de definir, ainda em 2023, quem será o vice.

O apresentador José Luiz Datena (PDT) mantém conversas com o PSB para ser o vice de Tabata, embora a decisão de um eventual embarque na chapa pessebista não envolva apenas a capital paulista. Caso os partidos acertem uma aliança, ela também será válida para as eleições municipais de Fortaleza e do Recife.

Para os pessebistas, há diversos partidos cujo apoio ainda é considerado uma incógnita. É o caso do PSDB.

O presidente nacional da legenda, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já manifestou interesse em apoiar Tabata. Mas a nível estadual e municipal, a preferência dos tucanos, que mantém cargos na Prefeitura, é a de apoiar a reeleição de Nunes.

Outras variáveis A campanha de Tabata também trabalha com outra série de variáveis que não dependem do PSB, como a possibilidade de disputar a eleição contra nomes como Kim Kataguiri (União Brasil) e Ricardo Salles (PL).

Tanto Kim quanto Salles enfrentam resistência dentro dos respectivos partidos para se lançarem candidatos – as siglas de ambos já manifestaram que pretendem apoiar a reeleição de Nunes.

O eventual apoio de outros partidos ao PSB também depende do que for definido em relação a Kim e Salles. O Patriota, por exemplo, já sinalizou que apoiará Tabata apenas se Salles não for candidato, já que a preferência da sigla é por integrar o palanque do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL).

Até o momento, a expectativa do PSB, que se vê isolado na disputa à Prefeitura, é a de contar com o apoio do Avante, que seria o primeiro partido a anunciar apoio à chapa de Tabata para 2024.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRF nega recurso a filho de fazendeiro réu em morte de indígena na Bahia; caso vai a júri popular

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região negou um recurso por unanimidade no caso do homicídio da pajé Nega...

Justiça manda bloquear acesso de Hytalo Santos às redes sociais após denúncias envolvendo menores

A Justiça da Paraíba tomou uma decisão drástica: o influenciador Hytalo Santos terá acesso bloqueado às redes sociais devido a graves denúncias relacionadas...

São Paulo tem quase nove mil motos com mesma placa: BRA 49CC

A Prefeitura de São Paulo revelou dados alarmantes: em apenas dois meses, foram registradas mais de 11...