EUA autorizam colaboração de FBI para investigar venda de joias por Bolsonaro

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos autorizou o pedido de colaboração policial internacional para investigar a tentativa de venda de joias e relógios do acervo do ex-presidente Jair Bolsonaro. As informações são do jornalista César Tralli, da GloboNews. O esquema foi revelado pelo Estadão.

Em agosto, a Polícia Federal acionou o FBI, equivalente americano do órgão, para avançar as investigações do esquema internacional no país. O ex-presidente é investigado por vender presentes dados por delegações de outros países. Em março deste ano, o Estadão revelou que Bolsonaro levou um terceiro pacote de joias dadas pelo regime da Arábia Saudita quando deixou o mandato, no final de 2022.

Cid já deu informações importantes para a PF sobre a atuação do ex-presidente no caso das joias, no esquema das fraudes nos cartões de vacina e da tentativa de um golpe de Estado após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Em outro caso, a Polícia Federal cruzou dados de um anúncio em um site americano especializado no leilão de objetos e luxo e encontrou no endereço itens de um kit que teria sido recebido pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após viagem à Arábia Saudita, em outubro de 2021.

Segundo a apuração da GloboNews, foi autorizada a ida da Polícia Federal para acompanhar as diligências solicitadas nos Estados Unidos. A FBI poderá investigar envolvidos no esquema, trazendo responsabilidades aos envolvidos em outro país.

O ex-presidente foi para os Estados Unidos em dezembro daquele ano e permaneceu lá até março.

No entendimento de Bolsonaro, não há ilegalidade sobre o destino das joias que recebeu como presidente. Ele cita uma portaria de 2018 do ex-presidente Michel Temer que tipifica as pedras preciosas como itens personalíssimos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Rússia estuda estender censura a estrangeiros no país

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Rússia estuda estender as limitações de liberdade de expressão válidas para seus cidadãos, que foram dramaticamente ampliadas depois da invasão da Ucrânia para tolher oposição interna ao conflito, aos estrangeiros em visita ou com residência no país. O Ministério do Interior elaborou uma proposta de lei que requisita aos

Papa Francisco tem dificuldades para respirar, e auxiliar é designado para ler texto de audiência semanal

O papa Francisco teve dificuldades para respirar nesta quarta-feira, 29, e um auxiliar precisou ler o texto da cerimônia da audiência semanal. “Com esta gripe, ainda não estou bem”, declarou aos fiéis. O pontífice foi diagnosticado no final de semana com um quadro gripal e inflamação pulmonar, mas, segundo o Vaticano, seu estado de saúde

Após entrada israelita, 2 crianças morrem em campo de refugiados de Jenin

A poucas horas de ser dada como terminada a pausa humanitária entre o grupo Hamas e Israel, o exército israelita entrou no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia, onde milhares de pessoas vivem. De acordo com as publicações internacionais, a incursão está sendo feita desde ontem com dezenas de veículos blindados e, pelo menos