O encerramento do 17º Festival gastronômico e cultura de Prado aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 30 de outubro, homenageando os participantes, as grandes estrelas da gastronomia, com premiações e celebração em tapete vermelho.
A cerimônia foi realizada no espaço Rita Maria Eventos, com participação de 57 dos 72 estabelecimentos participantes do festival.
O evento é realizado pela Associacao Pradense de Restaurantes, Hoteis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APHROPE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Prado, Sebrae, Abrasel, Senac e Acisa.
Foram 16 dias de experiências culinárias despertando os cinco sentidos humanos (visão, audição, olfato, tato e paladar), com a proposta da “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”.
No período de 06 à 22 de outubro, os números são surpreendentes com o festival fomentou o turismo, proporcionando o faturamento de R$ 2 milhões de reais, o que representa um aumento de 29% em relação ao ano passado. Além disso, o evento promoveu a contratação de 154 novos trabalhadores. Também impulsionou as vendas da Feira de Artesanato, na ordem de R$ 25 mil reais para os 26 expositores em Prado e Cumuruxatiba, valorizando a cultura local.
No final de tudo, o grande vitorioso foi o turismo pradense com a incorporação de 70 novos pratos e drinks. Uma ação que movimentou mais de 9 mil vendas, somente em pratos do festival, além de outros 36 mil pratos que não estavam, necessariamente, concorrendo ao festival.
O gestor do Sebrae em Teixeira de Freitas, Enivaldo Piloto, destacou a preocupação da instituição em fortalecer as parcerias para que o festival permaneça esse sucesso. “O festival é uma ação que o Sebrae acredita muito, é extremamente importante e que impacta não somente o restaurante, pois vemos toda a economia da cidade se movimentando”, pontuou Piloto, que representou o gerente regional Alex Brito.
AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES NO FESTIVAL: Com as capacitações e mentorias o Senac possibilitou o aprendizado para muitos colaboradores das empresas participantes. A gerente regional do Senac, Nanci Costa, comentou sobre o processo de avaliação do júri técnico e outros pontos positivos do festival. “O evento consegue agregar tudo o que esperamos de um festival, desde a cadeia produtiva à interação com a comunidade, passando pela agricultura, turismo, bem como novos investimentos e postos de trabalho. Tudo o que foi ensinado com as oficinas de fotografia, mentorias e capacitações contribuem para o mercado gastronômico”, acrescentou.
Entre a entrega das premiações, o prefeito de Prado, Gilvan da Silva Santos parabenizou aos empresários e demais organizadores do Festival. “O sucesso é do comércio e faremos juntos esse evento ainda maior e de grande destaque na Bahia. Quando se trabalha em parceria, chegamos mais rápido”, celebrou.
SUSTENTABILIDADE: Uma novidade na edição desse ano foi o incentivo às ações sustentáveis. O Restaurante Mangata recebeu o prêmio ESG Sustentabilidade por se destacar com iniciativas aplicadas. Eliseu Souza, um dos sócios do estabelecimento, explicou as principais ações. “Os três sócios do Mangata têm essa preocupação com o meio ambiente, por exemplo, com uso de energia fotovoltaica, aproveitando ao máximo os alimentos, reutilizando o óleo de cozinha e doando para produção de sabão, cuidado com a caixa de gordura do restaurante para evitar proliferação de insetos e o zelo no descarte dos resíduos”, mencionou.
Na rede social, os sócios do Restaurante Mangata fizeram um agradecimento público pela premiação em sustentabilidade. “Receber tal honraria em uma cidade como o Prado, que nos oferece tudo com suas riquezas naturais, onde se tem uma economia voltada para o turismo; nos traz ainda mais responsabilidade no sentido de implementarmos, cada vez mais, ações sustentáveis”.
Vencedores por categoria
Melhor atendimento – Garçom
Corumbau: Ingrid – Barraca Nativa
Cumuruxatiba: Bruna – Barraca Porto Belo
Guaratiba: Marcelo – Restaurante Sorriso Baiano
Prado: Suzana – Restaurante Mangata
Premiação empresa Destaque digital – melhor engajamento
1° Lugar: Restaurante Banana da Terra
2° Lugar: Japa do Beco
3º Lugar: Sorriso Baiano
Prêmio ESG de sustentabilidade: Restaurante Mangata
Categoria: Pizza
1°- CHOPERIA E PIZZARIA JUBIABÁ
2°- PIZZARIA LA VERA
3°- DI ROMA PIZZARIA
Categoria: Drink
1°- RESTAURANTE SORRISO BAIANO
2°- CASA DE MINAS
3°- MESCOLARE
Categoria: Petisco
1°- BIRIBIRI GASTROBAR
2°- NIKKEI SUSHI
3°- BARRACA PORTO BELO
Categoria: Lanche
1°- HAMBURGUERIA 170
2°- BELO CAFÉ
3°- WONDER BURGER
Categoria: Sobremesa
1°- BELO CAFÉ
2°- RESTAURANTE BANANA DA TERRA
3°- RAROGUIS´S POUSADA
Categoria: Prato principal
1°- RESTAURANTE SORRISO BAIANO
2°- BARRACA NATIVA
3°- RESTAURANTE JUBIABÁ
Comentários Facebook