Flávio Dino defende a criação de um Conselho Nacional de Polícia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Frente aos problemas de segurança pública no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, defendeu a criação de um Conselho Nacional de Polícias e de uma Corregedoria Nacional que possam contribuir no combate às organizações criminosas. Em entrevista a GloboNews, nesta quinta-feira (26/10), o ministro disse que não existe “bala de prata” para resolver a questão.
Dino ainda afirma que a ideia é uma posição pessoal e não foi levada até o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem tratado a escalada da violência no Rio com prioridade. As pastas da Justiça e Defesa têm apoiado o estado com ações da Polícia Federal e das Forças Armadas.
“É a primeira vez que eu externo em público. Será que o Brasil, que tem o Conselho Nacional de Justiça, o Brasil que criou o Conselho Nacional do Ministério Público, não deve, nesse momento, criar o Conselho Nacional das Polícias? Criar uma Corregedoria Nacional das Polícias? Isso não ajudaria os estados? É uma ideia, ainda muito incipiente, mas pode ser um passo também”, disse Dino.
Na quarta-feira (25/10), o ministro afirmou que o governo pensa em utilizar as Forças Armadas em ações de auxílio, mas sem configurar uma intervenção na segurança do Rio. Segundo ele, com a revolta das milícias após a morte de uma liderança pela polícia, as Forças Armadas devem atuar na proteção dos portos e aeroportos.
“É um reforço da coordenação federativa. Não vamos substituir o estado, o que é inconstitucional. O momento é fazer essa coordenação, implementar o que está na lei do sistema único de segurança pública, em que o estado exerce suas atribuições, com as polícias e o governo federal auxiliando. Provavelmente vão sair novas medidas”, disse o ministro.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Relator dá parecer favorável à indicação de Gonet à PGR: ‘Afinidade intelectual e moral’

O relator da indicação do subprocurador Paulo Gonet ao cargo máximo da Procuradoria-Geral da República (PGR), senador Jaques Wagner (PT-BA), apresentou nesta terça-feira, 5, um parecer favorável ao nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento deve ser analisado pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na reunião

WhatsApp vai melhorar uma das melhores funcionalidades da app

O WhatsApp lançou no começo do ano uma funcionalidade de nome Chat Lock, que permite aos usuários acrescentar uma camada de segurança às suas conversas mais sensíveis. Graças a esta funcionalidade, os usuários podem ‘barrar’ acesso com recurso a segurança biométrica. O único problema é que esta camada de segurança apenas pode ser desfrutada no

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra decisão do TSE que o tornou inelegível

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, negou nesta segunda-feira (4) um recurso apresentado por Jair Bolsonaro (PL) contra o resultado de julgamento que levou o ex-mandatário à inelegibilidade. O caso se refere à reunião com embaixadores realizada no período pré-eleitoral de 2022, quando Bolsonaro disseminou ataques e