Investimentos em equipamentos modernizam a pesca artesanal na comunidade de São Miguel, em Ilhéus

Publicado:

A comunidade de São Miguel, localizada no município de Ilhéus, vive um momento de transformação graças aos investimentos em máquinas e equipamentos para o beneficiamento do pescado, entregues pelo Governo do Estado da Bahia. A iniciativa está proporcionando melhores condições de trabalho e um aumento significativo na renda das pescadoras que fazem parte da Associação de Pescadores e Marisqueiras de São Miguel.
Por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), diversas ferramentas e equipamentos modernos agora fazem parte do dia a dia das pescadoras. Isso inclui uma câmara fria, uma máquina de filetar camarões, um caminhão, mesas, fogões e muito mais.

WhatsApp Image 2023 09 29 at 16.18.50Dulcilene Costa Santos, presidente da Associação, ressalta a importância desses equipamentos. “O fogão é fundamental para o cozimento da mariscagem, a máquina de filetar camarão está economizado tempo de trabalho e, agora, podemos congelar nossos produtos graças à câmara fria e o caminhão se tornou o meio de transporte para os nossos produtos. Antes, o nosso trabalho era totalmente manual, mas com essas melhorias ganhamos eficiência e podemos produzir mais. Hoje, conseguimos processar até 250 quilos de filé de camarão e a nossa renda melhorou significativamente”.

Maria Raimunda de Jesus, uma das pescadoras beneficiadas, destaca como a máquina de filetagem foi transformadora. “Tínhamos uma grande demanda, mas não tínhamos como atendê-la manualmente. O caminhão nos permite levar nossos produtos frescos para qualquer lugar. Agora, finalmente, podemos caminhar com nossas próprias pernas”.

WhatsApp Image 2023 09 29 at 16.18.50 1Os investimentos estão revolucionando a pesca artesanal em São Miguel. Além de melhorar as condições de trabalho das pescadoras, também fortalecem a economia local para permitir que produtos de alta qualidade cheguem a mercados mais amplos. Essa iniciativa é mais um exemplo do compromisso do Estado da Bahia em promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das famílias que vivem no rural do estado.

O Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com confinamento do Banco Mundial.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso na Bahia suspeito de comercializar imagens de abuso sexual infantil

Um jovem de 27 anos foi detido na zona rural de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia, suspeito de compartilhar e...

Estado e Ministério da Justiça firmam parceria focada em jovens de territórios afetados pela criminalidade e letalidade

O Governo da Bahia, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançou um programa voltado para jovens de 15...

Adolescente de 16 anos é apreendido por agredir idoso na zona rural de Guanambi

Um adolescente de 16 anos foi apreendido na sexta-feira (29) na zona rural de Guanambi, especificamente na localidade de Mutans, sob...