“Não se preocupe”, orienta instrutor em fraudes de CNH no Detran; ouça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Áudios obtidos pela coluna mostram como era feita a negociação entre instrutores de autoescola e pessoas interessadas em pagar pela aprovação na prova teórica para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aplicada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). Os suspeitos foram alvo da Operação Timóteo 6:10, coordenada pela 5ª Delegacia de Polícia (área central), nessa quarta-feira (11/10).

Os instrutores funcionavam como intermediários de agentes do Detran. De acordo com investigações, os servidores chegavam até mesmo a fazer provas no lugar dos candidatos. Em uma das gravações, um dos investigados chega a acalmar o aluno, dizendo para ele “não se preocupar com nada”, que podia responder a prova de qualquer jeito, pois o resultado seria o mesmo: apto.

Confira o áudio:

CNH Os policiais da 5ª DP deflagraram a segunda fase da Operação Timóteo 6:10 para cumprir 17 mandados de busca e apreensão contra empresas e pessoas investigadas por fraudar provas teóricas para a obtenção da CNH.

Segundo a investigação, servidores do Detran, proprietários e funcionários de uma autoescola se associaram para fraudar o exame teórico para a aquisição da CNH, a fim de garantir a aprovação de candidatos que não alcançaram a pontuação exigida no teste.

Para isso, os servidores responsáveis por fiscalizar o exame auxiliavam os candidatos no momento da prova. Segundo a PCDF, os suspeitos chegaram ao ponto de realizar o teste no lugar dos candidatos.

A polícia descobriu que os interessados pagavam quantias entre R$ 2 mil e R$ 6 mil para serem aprovados.

Dados fornecidos pelo Detran A investigação também comprovou, com acesso aos dados fornecidos pelo Detran, que, entre 7 de janeiro e 9 de maio deste ano, 176 candidatos encerraram a prova teórica em menos de 10 minutos; normalmente, o tempo médio para a conclusão do exame é de 40 minutos. Do total, 104 postulantes finalizaram em menos de 1 minuto; 61, entre 1 e 2 minutos; e 11, entre 2 e 10 minutos.

As buscas realizadas nesta segunda fase da operação ocorreram nas residências de três servidores do Detran, três proprietários, e cinco funcionários de autoescolas. Os investigadores também fizeram buscas em cinco autoescolas nas regiões de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Estrutural, Guará e Núcleo Bandeirante.

A operação contou com a participação de 74 policiais de diversas unidades circunscricionais, com o apoio da Corregedoria do Detran.

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Remessa e pedidos ao arquivo judicial do TRT em Salvador serão suspensos até março de 2024

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) informa que a remessa de autos para o Arquivo Judicial de Salvador e o atendimento dos pedidos de carga, desarquivamento e vista de processos na unidade estarão suspensos a partir desta quinta-feira (30). A suspensão irá até 1º de março de 2024, devido às obras de adaptação

Oposição critica aprovação de “pacotão do Renova” e cita falta de detalhamento: “Cavalo de Troia”

  Enviado como um presente dos gregos aos troianos como um sinal de paz, mas contendo diversos soldados da Grécia dentro de sua estrutura, o "Cavalo de Troia" é lembrado até hoje como uma das principais "trapaças" da história. E foi justamente essa expressão que a líder de oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS)

Suspeito de matar agente da Força Nacional no Rio se entrega à polícia

O suspeito de matar um agente da Força Nacional, Zona Oeste do Rio, foi preso nesta quarta-feira (29/11). Eduardo Santa Rita Carvalho se entregou na sede da Polícia Federal. Em seguida, ele foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios da Capital, que conduz a investihação sobre o caso. De acordo com a Polícia Civil do