Otto Alencar garante que incentivos fiscais para implantação da BYD estarão no texto da reforma tributária

Publicado:

O relatório final da reforma tributária que será apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) vai incluir a prorrogação dos benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que beneficiará a montadora chinesa BYD e outras que pretendem se instalar no Brasil. A afirmação foi feita pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), ao fazer pronunciamento, nesta segunda-feira (9), durante o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da BYD, em Camaçari. 

 

A prorrogação dos benefícios foi garantida por emenda do próprio Otto Alencar à PEC 45/2019, que altera o sistema tributário brasileiro. A emenda do senador baiano, que segundo ele foi admitida pelo relator da reforma, prorroga os benefícios fiscais do IPI para plantas automobilísticas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste até dezembro de 2032. 

 

LEIA TAMBÉM:

Otto Filho é único baiano a favor de destaque que derrubou benefícios da BYD na reforma tributária

 

“A BYD vai encontrar na Bahia um cenário muito favorável à sua implantação”, disse Otto Alencar, que com a apresentação da emenda no Senado, recolocou na proposta de reforma o item que foi objeto de um destaque aprovado na Câmara, com o voto do deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), para impedir que projetos industriais pudessem usufruir de benefícios fiscais relacionados a PIS, Cofins e IPI.

 

“No Senado e no Congresso estaremos atentos para defender os interesses da Bahia e do Brasil, que hoje coincidem com os interesses da BYD”, completou o senador baiano em sua fala. 

 

Otto Alencar disse ainda que vai apresentar ainda neste mês de outubro o seu relatório ao projeto que regulamenta no Brasil as políticas para o fomento da produção de energia baseada em hidrogênio verde. A Comissão do Hidrogênio Verde foi criada em de março deste ano pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

 

“Quero adiantar a toda a missão da BYD na Bahia que sou relator e vou apresentar ainda neste mês o nosso relatório ao anteprojeto do Senado para estabelecer o mercado brasileiro de emissões de gases, e também o relatório sobre o hidrogênio verde no Brasil. Esse relatório já está pronto, e eu devo apresentar agora em outubro para ser votado no Senado o hidrogênio verde, que é nossa expectativa com a energia muito favorável a todos nós”, concluiu o senador Otto Alencar. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sidônio Palmeira avalia diálogos sobre tarifaço dos EUA e vê risco no Pix: “Pode ser um problema”

O cenário econômico entre Brasil e Estados Unidos ganha contornos preocupantes após o anúncio do "tarifaço" de 50% sobre as importações de produtos...

Grupo destrói oficina e gera revolta em comunidade no Vale do Jiquiriçá

Em um ato de vandalismo, uma oficina mecânica em Irajuba, situada no Vale do Jiquiriçá, foi completamente destruída na última quinta-feira (24). O...

SMS realiza reunião para avaliar cenário e ações contra a dengue em Salvador entre 2023 e 2024

Nos dias 23 e 24 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador promoveu um encontro fundamental para avaliar o panorama...