Procura por modelo de ensino bilíngue ultrapassa 60% no Brasil

Publicado:

Um idioma adicional, como o inglês, é peça-chave para colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, dentro do plural e globalizado mundo de hoje. Não por acaso, segundo o Ministério da Educação (MEC), houve aumento de 64% na procura por modelos de ensino bilíngue, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Por isso, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), já são mais de 1,2 mil escolas do tipo em território nacional.

O principal objetivo desse modelo é oferecer aos estudantes um verdadeiro “inglês de qualidade”. E é aqui que a Escola Canadense de Brasília se destaca.

Mãe dos alunos Ester, de 4 anos, e Isac, 7, Rosi Chaves concorda com isso. “A proposta da Escola Canadense de Brasília traz tudo de bom para a criança ser bilíngue e vivenciar uma metodologia internacional; ensinar o inglês e o português ao mesmo tempo faz toda a diferença.”

Na visão dela, o certificado International Baccalaureate (IB) ajuda os alunos a ter uma mentalidade internacional, que os estimula a serem investigadores, pensadores, informados, comunicadores, íntegros, mentes abertas, solidários, audazes, equilibrados e reflexivos. 

Já a mãe de Nina, 4 anos, da Educação Infantil, Juliana Amikura se sente bastante satisfeita com a metodologia consolidada da escola. “A instituição tem anos de experiência e profissionais altamente capacitados, além de baixa rotatividade, o que indica valorização da equipe de trabalho”, sinaliza. 

“Para mim, o principal diferencial da escola é a humanização. Pais e alunos são tratados com respeito e noção de pertencimento, gerando relação de confiança e respeito.”

Metodologia internacional e currículo brasileiro A Escola Canadense faz parte da rede mundial de escolas certificadas com o programa International Baccalaureate (IB), como o Primary Years Programme (PYP). “Aplicamos uma metodologia internacional e currículo brasileiro”, evidencia a coordenadora da escola, Amanda Salles.

O Primary Years Program – Programa de Aprendizagem nos Anos Primários do IB -, para alunos de 3 a 12 anos, concentra-se no desenvolvimento da criança como investigadora, tanto na sala de aula quanto fora dela. 

O PYP é transdisciplinar e flexível, respeitando todas as exigências do currículo nacional (BNCC) e alinhado às metodologias e estratégias canadenses. “Incentivamos nossos alunos a participar e contribuir ativamente com ideias e ações para nossa escola e para a comunidade local e global”, afirma um dos coordenadores da escola, Marcos Vinícius Barbosa.

Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Murilo Silva reforça que o crescimento que ele e os demais professores observam diariamente nos alunos é notável e faz a experiência do ensinar muito mais especial. 

Ele explica que a escola propicia aos alunos a oportunidade de estender os momentos de aprendizado no contraturno, trabalhando e desenvolvendo diferentes habilidades e competências por meio dos Clubs. “Esses Clubs compreendem esportes, estudos de línguas e áreas das artes e tecnologia.”

“Como estudantes do IB, eles são encorajados a serem questionadores, conhecedores, pensadores, comunicadores, pessoas de princípios, mente aberta, solidários, corajosos, equilibrados e reflexivos.”

Murilo Silva, professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental  

Para a professora da Educação Infantil, Ana Carolina Valdetaro, a Escola Canadense é formada por um time acolhedor e amoroso. Fazer parte da instituição, segundo ela, é sempre encontrar pessoas animadas, focadas, divertidas e dispostas a ajudar. “Um time que pensa em buscar o melhor para todos, sem medir esforços para auxiliar nessa conquista”, completa.

“É estar em um ambiente em que trabalhamos para um objetivo maior, mas sem esquecer que cada peça é importante.”

Ana Carolina Valdetaro, professora da Educação Infantil Na visão da docente, o grande diferencial do espaço acadêmico é o aluno ser o protagonista. Por meio de questionamentos, hipóteses, dúvidas e ideias, as aulas vão fluindo e eles vão aprendendo e compartilhando o saber. “Nossos alunos podem expandir os conhecimentos, além de compartilhar e aprender com seus colegas.”

Imersão na língua inglesa A Escola Canadense surgiu em 2005 com o intuito de oferecer uma educação de excelência, com metodologia internacional, para as crianças da capital federal. Imersão na língua inglesa, programas de ensino reconhecidos no mundo inteiro e forte comprometimento acadêmico e emocional com os alunos e familiares fazem parte da instituição.

Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Lara Nogueira percebe no dia a dia que os alunos se envolvem mais profundamente nas atividades em que ela incentiva discussões e debates em sala de aula. “Eles apreciam a sensação de pertencimento e valorização de suas ideias”, pontua.

“O que verdadeiramente me impressiona é a proficiência dos alunos nas áreas de linguagem e comunicação. A nossa abordagem curricular permite que os alunos se tornem leitores ávidos e críticos, e eu amo isso.”

Lara Nogueira, professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio Atualmente, a rede de ensino conta com duas unidades, uma no Sudoeste e a outra, em Águas Claras. As turmas são divididas em quatro segmentos: Primary Years – Educação Infantil; Elementary – Ensino Fundamental Anos Iniciais; Middle Years – Ensino Fundamental Anos Finais – e High School – Ensino Médio.

Unidade Sudoeste: Educação Infantil a partir do Toddler (Infantil 2) e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, em ambos os turnos: matutino e vespertino. Ensino Médio no turno matutino.  Unidade Águas Claras: Educação Infantil a partir do Early Toddler (Infantil 1) e Ensino Fundamental Anos Iniciais, em ambos os turnos: matutino e vespertino. Ensino Fundamental Anos Finais até Grade 7 (7º Ano).  

Parcerias A Escola Canadense é parceira do Columbia International College (CIC), de Ontário, no Canadá; e, por isso, é capaz de oferecer a opção de dupla certificação, brasileira e canadense, no fim do Ensino Médio. Dessa forma:

– Os estudantes do Ensino Médio têm aulas on-line duas vezes por semana, com os professores do CIC, sobre liderança, negócios e debate.

– Os alunos que terminam o Ensino Médio podem optar por estudar por seis meses no CIC para receber o duplo diploma e também terão a oportunidade de receber orientação sobre universidades internacionais.

 – Intercâmbio internacional, cultural e educacional, com aulas, projetos de liderança, atividades extracurriculares e saídas de campo para alunos do Grade 9 (9º ano do Ensino Fundamental), por duas semanas no CIC.

 

Matrículas abertas Ao longo de todo o ano letivo, a escola recebe novos alunos. O processo de matrícula tem quatro passos: conhecer a escola, fazer o cadastro na lista de interessados, ir à reunião individual para a família e os alunos (a partir do Year 1/1º Ano) e efetivar a matrícula. 

O horário de atendimento das secretarias é das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira. 

Escola Canadense de Brasília Site | Instagram | Facebook

Unidade Sudoeste

Endereço: SIG Quadra 8, Lote 2225, Parte F

WhatsApp: (61) 9 9276-4957

E-mail: admissions.sudoeste@escolacanadensedebrasilia.com.br

Unidade Águas Claras

Endereço: QS 5, Avenida Areal, Lote 4

WhatsApp: (61) 9 9276-4957

E-mail: admissions.aguasclaras@escolacanadensedebrasilia.com.br

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem morre atropelado por carro na via Estrutural

Um homem faleceu após ser atropelado na via Estrutural, na noite de quinta-feira (28/11), por volta das 20h, próximo à Cidade Estrutural. Ele...

Finalistas da Libertadores estão entre clubes que mais investiram

Botafogo e Atlético-MG estão na final da Libertadores de 2024 após investirem pesado em seus elencos. A partida decisiva acontecerá neste sábado, às...

Tiktoker que estava desaparecido é encontrado morto nos EUA

O Tiktoker Jiare Schneider, de 31 anos, que estava desaparecido há 10 dias, foi encontrado morto na terça-feira (26/11) no estado da Geórgia,...