Putin diz esperar que ‘tragédia’ em hospital de Gaza leve a negociação

Publicado:

(FOLHAPRESS) – No fim da tarde desta quarta-feira (18) em Pequim (início da manhã no Brasi), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu entrevista coletiva, abordando a reunião de três horas que teve com o líder chinês, Xi Jinping. “Não se pode contar tudo”, disse, acrescentando porém que os conflitos em Gaza e na Ucrânia foram tratados “em detalhe”.

“É uma catástrofe”, afirmou, sobre o que também chamou de “tragédia” no hospital em Gaza, com mais de 500 vítimas. “Espero que seja um sinal de que este conflito deve terminar o mais rapidamente possível. Deverá conduzir ao início de algum tipo de contato e negociação”, afirmou o líder russo, que iniciou e trava uma guerra com a Ucrânia desde fevereiro de 2022, sem perspectiva de solução.

O ministério chinês do exterior soltou nota no início da noite de quarta, sobre o que chamou de “desastre humanitário” no hospital, condenando os responsáveis, sem nomeá-los.

Em relação à Ucrânia, Putin falou na coletiva que a Rússia será capaz de repelir os mísseis americanos ATACMS que começaram a ser usados nesta semana. Qualificou a entrega do armamento como “erro” dos EUA. “Em primeiro lugar, é claro, causa danos e cria uma ameaça adicional”, disse. “Em segundo lugar, é claro que seremos capazes de repelir esses ataques.”

O início do encontro bilateral foi aberto às câmeras, inclusive a rede chinesa CCTV, que mostrou a fala de Xi. Ele afirmou que “a confiança política mútua entre os dois países está se aprofundando continuamente”, com “uma coordenação estratégica próxima e eficaz”.

Xi também disse que “o volume do comércio bilateral atingiu uma máxima histórica, que está avançando em direção à meta de US$ 200 bilhões estabelecida pelas duas partes”.

Na coletiva, Putin disse que foi abordada a agenda bilateral em economia, finanças e no “trabalho conjunto nas organizações internacionais”, acrescentando que Moscou e Pequim estão perto de fechar um acordo de cooperação.

A reunião dos dois no Grande Salão do Povo contou num primeiro momento com outros integrantes dos governos chinês e russo, sendo seguida pela conversa mais restrita entre Xi e Putin.

Leia Também: Homem exonerado após 16 anos de prisão é morto a tiros por policial nos

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil ‘se deteriorou’

Em uma declaração contundente, os Estados Unidos destacaram que a situação dos direitos humanos no Brasil se agravou em 2024. As acusações direcionadas...

Primeiro-ministro israelense comparecerá três vezes por semana em seu julgamento por corrupção

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se tornará o primeiro chefe de governo da história do país a comparecer em um julgamento enquanto...

Trump diz que considera permitir ‘grande processo’ contra presidente do Fed

Em uma declaração impactante nas redes sociais, Donald Trump anunciou sua consideração em permitir um “grande processo” contra Jerome Powell, presidente do Federal...