STF condena mais seis réus pelos atos antidemocráticos de 8/1

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais seis réus pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília. O julgamento virtual começou em 6 de outubro e encerrou nesta terça-feira (17/10).

O ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos na Corte, foi acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Cristiano Zanin e Edson Fachin divergiram em relação às penas, mas concordaram com a punição.

Os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do STF, Nunes Marques e André Mendonça divergiram do voto de Alexandre de Moraes.

Foram condenados:

Claudio Augusto Felippe; Edineia Paes da Silva dos Santos; Jaqueline Freitas Gimenez; Jorge Ferreira; Marcelo Lopes do Carmo; e Reginaldo Carlos Begiato Garcia. Moraes apresentou penas de até 17 anos de prisão para os réus. O tempo de reclusão foi questionado por alguns ministros, mas a dosimetria, tempo que a pessoa condenada vai ter de cumprir a sentença, ainda não foi feita e pode ser apresentada em um julgamento subsequente.

Em seu voto, o relator argumentou ainda sobre o pagamento de R$ 30 milhões pelos golpistas e citou o “prejuízo material resultante dos atos criminosos” em R$ 25 milhões, sem contar “danos inestimáveis ao patrimônio histórico e cultural”.

Os réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Itamaraty convoca diplomata americano após nova ameaça do governo Trump a ministros do STF

O Itamaraty convocou o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para esclarecer ameaças recentes feitas pelo governo...

Aníbal Moreno pede desculpas após expulsão em Derby na Copa do Brasil

Na última quarta-feira, o clássico entre Corinthians e Palmeiras trouxe emoções intensas ao Allianz Parque. O Timão venceu por 2 a 0, garantindo...

Arlindo Cruz deixa legado de 847 composições e quase 2 mil gravações, aponta Ecad

Arlindo Cruz, um ícone do samba, nos deixou recentemente, mas seu legado será eternamente celebrado. Com 847 composições e 1.844 gravações registradas no...