Seplan realiza oficina sobre modelo de governança do PPA 2024-2027

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

 

Enquanto o PPA – Plano Plurianual Participativo 2024-2027 (Projeto de Lei 25.042/2023) tramita na Assembleia Legislativa, o Governo da Bahia trabalha para aprimorar o modelo de governança do seu principal instrumento de planejamento com a realização de oficinas coordenadas pela Superintendência de Gestão Estratégica da Secretaria do Planejamento (Seplan), responsável pelas ações de monitoramento e avaliação das políticas públicas e programas de governo em articulação com as diversas instâncias da administração estadual. Nesta terça-feira (31), uma atividade realizada no auditório da Seplan reuniu as diversas superintendências e unidades da secretaria para o acolhimento de sugestões dos servidores que trabalharam na construção do PPA.

 

Responsável pela condução das atividades realizadas no formato de carrossel, quando são formados grupos de discussão que interagem a partir de questões propostas, o superintendente de Gestão Estratégica da Seplan, Milton Coelho, apresentou o desenho do modelo de governança pensado para o PPA, que será colocado em prática nos próximos quatro anos, partindo das seguintes diretrizes: integração das dimensões sistêmica, setorial e territorial; impulsionamento da colaboração intersetorial; incorporação da gestão dos riscos aos resultados; avaliação das políticas públicas como instrumento de aprendizagem organizacional e valorização do conhecimento como ativo público estratégico.

 

O superintendente da Seplan ressaltou, ainda, que as conexões entre as três dimensões ocorrerão no ambiente das salas de gestão, planejadas para fortalecer o trabalho colaborativo de monitoramento e avaliação com a participação tanto dos servidores das diversas secretarias e órgãos da administração estadual, quanto dos representantes da sociedade civil que integram o Cedeter – Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial.

 

“As salas de gestão são um instrumento importante no processo de governança do PPA. Um lugar de encontro para proporcionar a colaboração institucional, onde iremos olhar a implementação das políticas públicas e fazer uma análise da atuação planejada nos programas de governo, pactuando ações de melhoria para que o desempenho seja cada vez mais exitoso”, avalia Coelho.

 

Entre os temas abordados nesta primeira oficina de governança, que irá se estender para as demais secretarias e órgãos, com o objetivo de acolher as contribuições dos servidores estaduais envolvidos na rede de planejamento  e gestão estratégica, houve um destaque para ações propostas visando o fortalecimento da cultura de monitoramento e avaliação, através da mobilização dos tomadores de decisão, do engajamento dos responsáveis pela execução e acompanhamento das políticas e programas nas salas de gestão e da melhoria do processo de comunicação, durante o ciclo de execução do plano plurianual.  

 

“A aplicação da inteligência coletiva dos trabalhadores da Seplan e das demais Secretarias de Estado proporciona a diversidade de perspectivas que enriquecem o trabalho de gestão estratégica das políticas públicas. A construção  participativa é  mais sustentável e eficaz”, resumiu o superintendente de Gestão Estratégica.   

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso suspeito de estupro de vulnerável em Cândido Sales

Um homem foi preso em flagrante na sexta-feira (9), na zona urbana de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia,; suspeito de estupro de...

Baianão 2026: De virada, Porto supera falha inicial e derrota o Jacuipense

O Porto-BA iniciou com o pé direito o Campeonato Baiano 2026 ao vencer o Jacuipense por 3 a 2, na noite deste sábado...

Cinco indígenas são flagrados com armas e liberados após abordagem em Itamaraju

Cinco indígenas foram flagrados com armas de fogo na sexta-feira (9), em Itamaraju, extremo sul da Bahia. Eles chegaram a ser detidos, mas...