Deputado colhe assinaturas em apoio a PL que pede banheiro no metrô

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado distrital Roosevelt (PL) tem ido a estações do metrô do Distrito Federal colher assinaturas em apoio a um projeto de lei que pede banheiros nesses locais. O texto tramita na Câmara Legislativa do DF (CLDF), e mais de mil pessoas apoiaram o abaixo-assinado em uma ação na última segunda-feira (30/10).

O projeto de lei de Roosevelt quer obrigar a instalação de banheiros em todas as estações do metrô no DF, com aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A proposta aponta uma “falta de infraestrutura básica” e cita o prejuízo de “dignidade para a população que utiliza o transporte público”.

No começo da semana, foram colhidas assinaturas nas estações Águas Claras, Central (Rodoviária do Plano Piloto), Samambaia, Ceilândia e Park Shopping. O deputado também fez um experimento, em junho, colocando dois sanitários químicos na estação Ceilândia, em pleno horário de pico. Naquela ocasião, mais de cem pessoas usaram os banheiros em cerca de duas horas.

O projeto ainda precisa ser apreciado nas Comissões de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), de Assuntos Sociais (CAS), de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votado em plenário.

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) afirma, no site oficial, que não ter banheiros para usuários do transporte público nas estações é uma “opção” do próprio metrô, “para evitar problemas relacionados com a manutenção e a segurança”. A nota da página diz, porém, que o usuário que precisar do serviço pode pedir para os funcionários, que estão autorizados a liberar o uso de um sanitário específico, “sob acompanhamento de um empregado”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Imagens mostram encontro entre André Esteves, Pastore e Dias Toffoli em resort no Paraná; entenda

O ministro do STF José Dias Toffoli recebeu empresários, banqueiros e políticos em um resort de Ribeirão Claro, no Paraná. O Tayayá, que...

Análise de restos humanos revela detalhes sobre 1ª pandemia do mundo

Meta descrição: estudo sobre a Peste de Justiniano, a primeira pandemia documentada, revela como a cidade de Jerash, na Jordânia, vivenciou mortes rápidas...

Rafaela Gandra foge de cativeiro após seis dias desaparecida em Eunápolis

Rafaela Gandra dos Reis, 21 anos, desaparecida há seis dias em Eunápolis, conseguiu fugir na manhã desta quinta-feira e pediu socorro ao se...