Deputado colhe assinaturas em apoio a PL que pede banheiro no metrô

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado distrital Roosevelt (PL) tem ido a estações do metrô do Distrito Federal colher assinaturas em apoio a um projeto de lei que pede banheiros nesses locais. O texto tramita na Câmara Legislativa do DF (CLDF), e mais de mil pessoas apoiaram o abaixo-assinado em uma ação na última segunda-feira (30/10).

O projeto de lei de Roosevelt quer obrigar a instalação de banheiros em todas as estações do metrô no DF, com aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento. A proposta aponta uma “falta de infraestrutura básica” e cita o prejuízo de “dignidade para a população que utiliza o transporte público”.

No começo da semana, foram colhidas assinaturas nas estações Águas Claras, Central (Rodoviária do Plano Piloto), Samambaia, Ceilândia e Park Shopping. O deputado também fez um experimento, em junho, colocando dois sanitários químicos na estação Ceilândia, em pleno horário de pico. Naquela ocasião, mais de cem pessoas usaram os banheiros em cerca de duas horas.

O projeto ainda precisa ser apreciado nas Comissões de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), de Assuntos Sociais (CAS), de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votado em plenário.

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) afirma, no site oficial, que não ter banheiros para usuários do transporte público nas estações é uma “opção” do próprio metrô, “para evitar problemas relacionados com a manutenção e a segurança”. A nota da página diz, porém, que o usuário que precisar do serviço pode pedir para os funcionários, que estão autorizados a liberar o uso de um sanitário específico, “sob acompanhamento de um empregado”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Donos de tudo: milicianos ampliam domínio e sufocam moradores

No Rio de Janeiro, o modelo de negócio que sustenta as milícias é a extorsão de moradores e comerciantes, e ele continua em...

Airbnb: turista brasiliense que ficou paraplégica faz longo desabafo

Airbnb de Itacaré: turista de Brasília fica paraplégica em queda durante férias e Justiça obriga plataforma a pagar despesas médicas Uma turista...

Explosão de cilindro em boate na Índia mata ao menos 23 pessoas

Um incêndio em uma boate no balneário de Goa, na Índia, deixou pelo menos 23 mortos, conforme as autoridades locais. A explosão de...