Eduardo Bolsonaro quer convocar Mercadante após zap com chefe da Abin

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) protocolou na Câmara dos Deputados um requerimento de convocação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O parlamentar quer explicações do petista sobre conversas com Saulo Moura da Cunha quando este chefiava a Agência Brasileira de Inteligência.

Como mostrou a coluna, Saulo agradeceu a Mercadante pela indicação à Abin e, a um interlocutor, disse que o presidente do BNDES lhe “pediu cargos”. Procurado, o petista negou qualquer interferência na agência de inteligência.

Em requerimentos protocolados nas comissões de Segurança Pública e Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, Eduardo Bolsonaro pede as convocações de ambos “para esclarecer conversas vazadas pelo aplicativo whatsapp, bem como para explicar o suposto apoio dado à nomeação de Saulo Moura da Cunha, ex-diretor da Abin”.

De acordo com as conversas às quais a coluna teve acesso, escreveu Mercadante a Saulo, no fatídico 8 de Janeiro:

“Bom dia, Saulo, você estará na posse da [ministra] Anielle Franco ou [do diretor-geral da Polícia Federal] Andrei Rodrigues, queria conversar um pouco”, escreveu o presidente do BNDES.

“Bom dia, ministro. Estarei na posse do Andrei, sim”, respondeu Moura. Dois dias depois, Saulo relatou o encontro a um colega da Abin.

“Encontrei Mercadante agora na posse do Andrei”, contou. “Pediu cargos?”, perguntou o interlocutor. “Sim. E disse que iria falar com o PR [presidente da República]”, escreveu Saulo Moura.

Mercadante foi uma das autoridades próximas ao presidente Lula que defendeu a nomeação de Saulo Moura da Cunha para o comando da Abin. Ele agradeceu pelo apoio em mensagem enviada ao presidente do BNDES no dia 2 de janeiro.

“Caro ministro Mercadante. Aqui é Saulo. Agradeço imensamente o apoio para a minha nomeação na Abin, publicada hoje. Estou à sua inteira disposição aqui na agência”, escreveu o ex-chefe da agência. Mercadante respondeu parabenizando Saulo pelo “grande desafio” que teria pela frente. 

Saulo acabou sendo exonerado da direção-geral da Abin em decorrência dos atos do dia 8 de janeiro. Mercadante segue no comando do BNDES. À coluna, ele negou o pedido de cargos.

“Ele não pediu cargos. Pediu indicações para compor um grupo de trabalho para uma análise/diagnóstico do setor, como ocorreu em todas as áreas do governo”, disse a assessoria de Mercadante.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Julgamento dos acusados da maior chacina do DF é marcado. Saiba quando

O Tribunal do Júri de Planaltina marcou o julgamento dos cinco réus da maior chacina da história do Distrito Federal, ocorrida no início...

Homem ignora medida protetiva, vai à casa da ex bêbado e é preso pela PM em Itanhém

Itanhém, BA - A Polícia Militar prendeu em flagrante, na noite de domingo (28), Valmir Gomes de Jesus, 41 anos, por descumprimento de...

Prefeito Bruno Reis celebra participação do Festival Virada Salvador com 180 mil pessoas

Durante a coletiva de imprensa no Festival Virada Salvador, o prefeito Bruno Reis (União) apresentou um balanço parcial do evento nesta segunda-feira (29)...