Tarcísio diz que GLO de Lula é “medida oportuna” contra o tráfico

Publicado:

São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) defendeu a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) anunciada na última quarta-feira (1º/11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no porto e aeroporto de São Paulo, como uma estratégia para combater o crime organizado.

Na prática, a medida garante às Forças Armadas poder de polícia para atuar no Porto de Santos e no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, os maiores do país. Os militares poderão, inclusive, revistar bagagens e contêineres.

Ao Metrópoles, Tarcísio destaca que as duas áreas são federais e que “o governo federal pode e deve atuar para combater os crimes transnacionais nestas instalações”.

“Portos e aeroportos são nós logísticos e, por isso, instalações de muito interesse do crime, seja pela recepção de armas, seja pelo envio de drogas. Tenho comentado bastante que o Porto de Santos virou o principal entreposto do comércio internacional de drogas no Brasil. É o segundo maior porto exportador de cocaína do mundo. O tráfico de drogas em Santos, por exemplo, compromete a segurança das pessoas em toda Baixada Santista”, afirma o governador.

“Assim, quando o governo federal resolve atuar nos nós, nos hubs da logística do crime, cabe a nós cooperar. Entendo que é um esforço para melhorar a segurança pública. A conquista da segurança vai demandar cooperação entre os entes federados. Enxerguei a medida como oportuna e transmiti isso ao governo federal, colocando São Paulo à disposição para cooperar”, completa Tarcísio.

Nessa quinta-feira (2/11), a coluna Guilherme Amado noticiou que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, só ligou para Tarcísio após o anúncio feito por Lula. Apesar disso, segundo interlocutores do governador de São Paulo, não houve mal-estar, já que a GLO está circunscrita à área de competência da União. Tarcísio recebeu com bons olhos o reforço de segurança no estado.

As Forças Armadas também vão patrulhar o Porto do Rio de Janeiro e o Aeroporto do Galeão (RJ), além de reforçar as operações nas fronteiras. Ao todo, serão 3.700 agentes destacados até maio de 2024 para essas ações, que terão o apoio de Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional.

Exército e Aeronáutica, em ações conjuntas com PF, PRF e Força Nacional, cuidarão das fronteiras do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já a Marinha ampliará as operações da PF na Baía de Guanabara (RJ), Baía de Sepetiba (RJ), porto de Santos (SP) e Lago de Itaipu (RJ).

Será criado ainda o Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra) para enfraquecer o enriquecimento do crime organizado. O grupo é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o governo do Rio de Janeiro. A PF deverá reforçar também ações de inteligência, prisões e apreensões focadas nas milícias do Rio.

O que é a GLO A GLO pode ser implementada apenas pelo Executivo em situações de anormalidade, após o entendimento de que as forças de segurança pública não conseguem enfrentar uma crise.

Lula e Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, descartaram uma intervenção federal no Rio de Janeiro e acionaram a Garantia de Lei e Ordem como alternativa para auxiliar na nova escalada de violência no estado.

Na semana passada, o próprio Lula tinha negado a intenção de aplicar GLO no país. No entanto, nesta quarta, Dino argumentou que a proposta assinada por Lula se refere apenas a áreas sob influência direta do governo federal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlos Bolsonaro reclama da falta de informações sobre o pai

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) desabafou nas redes sociais neste sábado sobre a ausência de informações a respeito do ex-presidente Jair Bolsonaro, que...

Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro deixa prisão com tornozeleira eletrônica após decisão da Justiça

Daniel Vorcaro, empresário à frente do Banco Master, deixou o Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Guarulhos às 11h40 deste sábado, 29....

Vídeo mostra ex agredindo esposa de Diego, da dupla com Victor Hugo

As câmeras de segurança de uma loja em Goiás capturaram um momento alarmante: a agressão a Lays Alves, esposa do cantor sertanejo Diego,...