Chegou ao fim a Primeira Expo Rural do extremo sul da Bahia. A edição atraiu produtores rurais de várias cidades, atraído pelo CIR (Certificado de Inspeção Regional), instrumento que abre caminho para a comercialização de produtos em supermercados e mercearias, livre de preocupações com fiscalizações e apreensões.
O CIR, conferido pelo consórcio Construir em parceria com o governo do Estado e outras instituições, representa a qualidade do produto, após visitas técnicas, análises rigorosas e suporte técnico para garantir que os produtos atendam aos padrões exigidos pelas vigilâncias sanitárias e órgãos fiscalizadores.
Produtores de queijo expressaram alegria diante dessa conquista significativa, ao serem certificados com o CIR, o que fortalece a credibilidade de seus produtos. Além disso, durante o evento, o governo do Estado, por meio da CAR ( Companhia de Ação Regional), distribuiu kits essenciais para diversas queijarias. Esses kits incluíram prensas, freezers, materiais de EPI e outros componentes básicos para produção de queijo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das queijarias locais.
A cadeia produtiva do queijo no extremo sul da Bahia será uma vitrine do compromisso do consórcio com o desenvolvimento sustentável, através do trabalho de uma equipe dedicada de técnicos, veterinários e colaboradores.
O diretor-presidente da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), Jeandro Ribeiro, marcou presença na Expo Rural e participou da entrega dos certificados e kits para os produtores de queijo do extremo sul da Bahia.
Em seu discurso, ressaltou a importância crescente desta promissora cadeia produtiva na região e assegurou o compromisso contínuo do Governo do Estado em apoiar seu desenvolvimento. “Estamos aqui para reafirmar a parceria da CAR com o consórcio Construir para a promoção das cadeias produtivas, sobretudo para os pequenos e médios produtores, bem como para a agricultura familiar”, disse.
O prefeito de Vereda e presidente do consórcio Construir, Manrick Teixeira, compartilhou sua experiência como produtor rural. “Para mim, que já produzi queijo, participar de um evento como esse que beneficia produtores e toda a região é motivo de muita emoção, proque bem sei o que é enfrentar apreensão de produtos por falta de certificação. Essa é uma experiência que compartilho através do Construir para que não se repita na vida de nenhum pai de família de nossa região”, falou emocionado.
E acrescentou: “não é tempo de nos acomodar, muito pelo contrário, temos de qualificar os produtores para venderem seus produtos sem entraves, garantindo qualidade e segurança para quem compra”, realçou.
Para a diretora executiva do Consórcio Construir, Alessandra Barros, “é crucial o papel desempenhado pelo Construir no processo de desenvolvimento regional, unificando o potencial das prefeituras da região extremo sul da bahia, então, é preciso parabenizar o prefeito Manrick e, sobretudo, o governo do Estado da Bahia, através da CAR, por tudo o que está sendo construído para esses produtores”, concluiu.
Facebook Comments