Esquema que mira filho de governador do MT queria importar mercúrio ilegal em shampoo, diz PF

Publicado:

Operadores do esquema de compra ilegal de mercúrio descortinado pela Operação Hermes, da Polícia Federal (PF), planejavam usar frascos de shampoo para importar o metal de forma clandestina da China. É o que revelam mensagens de financiadores da suposta organização criminosa interceptadas pelos investigadores, conforme publicado pela coluna de Lauro Jardim, do O Globo. 

 

O modus operandi do contrabando é similar ao adotado por traficantes de drogas. A intenção, segundo a PF, era ludibriar os órgãos de controle. O próprio contato dos suspeitos na China disse já ter exportado várias vezes mercúrio ao Brasil embaixo de uma carga de tinta para camuflar, conforme a apuração. 

 

De acordo com relatório da PF, ao qual a coluna teve acesso, há indícios de que a importação fraudulenta do metal vindo do país asiático possa estar em operação via aeroporto de Viracopos, em Campinas.

 

Esses mesmos investigados, em outro diálogo do ano passado, afirmam que emitiram nota fiscal de bola (de ferro) “lá pro Aricá”, em alusão à Mineração Aricá, empresa que tinha Luís Antônio Teixeira Mendes como um de seus administradores.

 

A sequência da conversa cita o que os suspeitos chamam de “garimpo do Mauro Mendes”, em referência ao governador do Mato Grosso e pai de Luís Mendes. O político, no entanto, não é alvo da PF. 

 

Procurada, a assessoria de imprensa de Mauro Mendes não respondeu. A coluna também entrou em contato com a defesa de Luís Mendes, mas não obteve retorno.  

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DF registra 24 feminicídios no ano e ultrapassa nº de casos de 2024

O Distrito Federal alcançou a alarmante marca de 24 feminicídios em 2025, superando os 22 casos registrados durante todo o ano de 2024....

Justiça condena a 29 anos de prisão acusado de atropelar e causar morte de criança em Caetité

Um júri popular em Caetité, na região do Sertão Produtivo, Sudoeste da Bahia, condenou Bruno Santana a...