Novembro Negro: Descubra o que internautas querem saber sobre essa data

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta segunda-feira (20), comemora-se o dia da Consciência Negra. Mesmo com a discussão nacional sobre a data, nem todo mundo sabe os detalhes sobre porque este dia é tão importante. Para descobrir, muitos internautas optam por pesquisar sobre a data no Google. Descubra as perguntas mais feitas na plataforma sobre essa data.

 

A princípio, vamos explicar que a Consciência Negra é comemorada no dia 20 de novembro, porque a data faz alusão ao dia que Zumbi dos Palmares foi preso e morto, no ano de 1695. Sobre Zumbi, os internautas questionaram: “Por que é justa a homenagem a Zumbi dos Palmares?”.

 

O ícone foi um líder quilombola, considerado o maior da história do Brasil. Este, que ficou conhecido pelas suas habilidades de guerra, lutou pelo fim da escravidão. Desta forma, ele se tornou o maior símbolo da luta pela liberdade dos negros da história brasileira. Por isso, além de Dia da Consciência Negra, 20 de novembro também é o Dia Nacional de Zumbi.

 

Outra pergunta feita, que é muito importante ser respondida, é: “Que conquista tem o movimento negro?”. Em alguns países, como o Brasil, a abolição da escravidão é tida como a principal conquista. Já em outros, como os Estados Unidos, o fim do Apartheid.

 

No Brasil, após este marco nós temos a preservação de religiões de matriz africana, defesa dos direitos humanos da população negra. Além de outras ações com o objetivo de exterminar o sistema de segregação racial. Como por exemplo, a política das cotas.

 

Outrossim, também foi questionada a falta da data ser considerada um feriado na Bahia, que é o local mais negro fora de África. Na realidade, Salvador não tem espaço para abrigar um novo feriado. Segundo a lei, o número de feriados municipais não pode ser superior a quatro. Atualmente, os quatro feriados municipais da capital são ligados à celebrações católicas.

 

Além das questões, os internautas também aproveitaram para pesquisar por artistas ou músicas que fazem parte do imaginário do povo preto. Como, por exempo, Negro Drama, dos Racionais e Sorriso Negro, de Dona Ivone Lara.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bad Bunny celebra Porto Rico no Super Bowl e irrita Trump

Bad Bunny transformou o intervalo do Super Bowl LX em uma grande celebração da cultura porto-riquenha em espanhol, priorizando alegria e identidade. O...

“Maconha de 5, pó de 10”: feira da droga lembra caso emblemático no RJ. Veja vídeo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou neste domingo (8/2) a chamada “feira da droga” em Samambaia Norte, na região de Brasília....

Piripoqueiras se unem para curtir Fuzuê desde 2018

As piripoqueiras se reuniram por mais um ano no circuito Orlando Tapajós, neste domingo (8), para o...