Teodoro Silva Santos, Afrânio Vilela e Daniela Teixeira são empossados ministros do STJ

Publicado:

Oficialmente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passa a contar com três novos ministros. Teodoro Silva Santos, Afrânio Vilela e Daniela Teixeira tomaram posse do cargo em sessão solene realizada nesta quarta-feira (22) em Brasília. A cerimônia de posse foi conduzida pela presidente do tribunal, ministra Maria Thereza de Assis Moura.

 

Os três novos membros do STJ foram aprovados no Senado no dia 25 de outubro, após sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 10 de novembro.

 

Os desembargadores Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), e Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), foram escolhidos em uma lista de quatro nomes formada pelo Pleno do STJ em 23 de agosto. Santos entra na vaga aberta pela aposentadoria do ministro Jorge Mussi, que deixou o cargo em janeiro. Vilela vai ocupar a vaga decorrente do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, em abril.

 

Daniela Teixeira integrou a lista tríplice formada pelo Pleno do STJ também no dia 23 de agosto, a partir de uma lista com seis nomes apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A vaga decorre da aposentadoria do ministro Felix Fischer, que ocorreu em 2022.

 

Além da ministra Maria Thereza, formaram a mesa da sessão solene o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; a procuradora-geral da República em exercício, Elizeta Ramos; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti.

 

Foto: Lucas Pricken / STJ

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja momento em que Ex-delegado da Polícia Civil de São Paulo é morto a tiros em Praia Grande

Na noite de segunda-feira (15), o ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, de 63 anos, foi morto a tiros...

“Algemado como bandido”, diz mãe de jovem detido por imigração nos EUA

A mãe de Murylo Alves, detido por imigração nos Estados Unidos no dia 8 de setembro, expressou sua tristeza e indignação. Em entrevista...

Flávio Dino suspende repasses de emendas Pix com indícios de fraude em municípios

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, decidiu suspender o envio de emendas Pix que mostram...