Capacitação em linguagens digitais e economia criativa beneficia jovens de comunidades de Salvador

Publicado:

Um grupo formado por mais de 100 jovens de diversos bairros de Salvador participou,  neste sábado (18), da Jornada Criativa Uniflem- Pensar, na sede da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom), em Ondina. Eles integram as turmas de oito cursos de linguagens digitais e economia criativa para o mercado de trabalho ofertados pelo Instituto Pensar e Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

 

Entre os beneficiados estão estudantes dos ensinos médio, superior e pessoas de até 24 anos que buscam qualificação profissional. São aulas de criação de podcast, produção de vídeos e fotos com o smartphone, tatuagem, sampler e beats, desenvolvimento e gestão de projetos, conteúdo para as redes sociais e design. 

 

A coordenadora pedagógica do projeto, Rita Clementina, ressaltou que a proposta do curso é fazer com que os jovens aprendam executando. “Temos um volume teórico, mas também estamos enfatizando muito a prática, pois ela é muito importante para o aprendizado”, disse. 

 

A diversidade é uma das características mais marcantes do grupo que conta com pessoas dos bairros da Federação, São Cristóvão do Aeroporto, São Caetano, Nordeste de Amaralina, Uruguai, Alto de Ondina, além de estudantes do interior do Estado. 

 

Morador do bairro de São Cristóvão, nas imediações do aeroporto de Salvador, Jeferson Conceição, atua como motoboy. Entre as dezenas de entregas diárias, ele enfrenta diversos obstáculos como o trânsito intenso, o calor da capital baiana e até mesmo a indiferença de alguns clientes. Buscando humanizar a imagem da sua profissão, ele se inscreveu e foi aprovado em um edital de projetos da plataforma para a qual presta serviço. Jeferson apresentou o projeto de  um podcast sobre o cotidiano dos motoboys e, por conta da falta de experiência na produção de conteúdo, entrou em um dos cursos da Jornada Criativa Uniflem-Pensar. 

 

“Por isso que estou aqui, pois quero fazer um projeto que valorize a categoria de motoboys”, disse o jovem.

 

Outro participante que está motivado com a capacitação é Diego Santos. Ele viaja 360 quilômetros de Cansanção, no semiárido, até Salvador num trajeto de mais de cinco horas para fazer o curso de Produção de Conteúdo para as Redes Sociais. Ele ignora o cansaço, pois acredita que está sendo recompensado com uma experiência diferenciada.  

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolescente de 13 anos morre atropelado por caminhonete na BA-001, entre Camamu e Itacaré

Na manhã de sábado, um trágico acidente ceifou a vida de Chico, um adolescente de apenas 13 anos, na BA-001, entre Camamu e...

Caminhão que havia sido furtado é recuperado pela PM em Jequié

No coração de Jequié, um episódio de ação rápida e eficiente das forças policiais ocorreu na tarde do último sábado (16). O 19º...

Homem é morto a pauladas no interior da Bahia e esposa aponta parentes como principais suspeitos

Em uma tragédia que abalou a zona rural de Encruzilhada, na Bahia, Gilberto da Silva, um homem de 59 anos, perdeu a vida...